Copa SP Light define vaga da Seletiva

Etapa na Aldeia da Serra também seleciona finalistas da Copa Sorriso

Tradicional kartódromo da região metropolitana de São Paulo, o circuito de Aldeia da Serra terá movimentação intensa neste fim de semana, quando acontece a sétima etapa da Copa São Paulo Light, rodada que utilizará uma das variantes mais rápidas do traçado. A programação inclui a terceira etapa classificatória da Seletiva de Kart Petrobras, que definirá mais três finalistas para a decisão da edição histórica de 20 anos e também a 16ª edição do Projeto Sorriso Campeão, ação social direcionada aos mecânicos dos pilotos da Categoria Graduados, que têm a chance de receber tratamento odontológico gratuito por um ano.

Traçado escolhido é variante das mais velozes do Kartódromo da Aldeia da Serra.
Traçado escolhido é variante das mais velozes do Kartódromo da Aldeia da Serra.

As atividades começam na quinta-feira (20), com a realização dos treinos livres. Na sexta-feira (21), será realizado o sorteio dos motores e mais dois treinos livres. No sábado (22), acontecerão as tomadas de tempo e as duas provas para a definição dos três pilotos que vão garantir vaga na final da Seletiva.

As vagas serão destinadas ao vencedor de cada prova e ao piloto que somar mais pontos nas duas corridas. Lembrando que pelos critérios da Seletiva de Kart Petrobras apenas pilotos entre 15 e 20 anos podem concorrer às vagas e os ex-campeões também não podem mais participar.

“Nossa expectativa é de boas disputas pelas três vagas. Já temos metade dos finalistas definidos e as chances estão diminuindo. Todas as etapas classificatórias são importantes, mas esta é ainda mais especial para nós em virtude do projeto Sorriso Campeão”, declarou Binho Carcasci, organizador e idealizador da Seletiva de Kart Petrobras.

Um dos nomes que pode ser destacar é o paulista Christian Fliter, que completou 17 anos nesta segunda-feira (17) e é irmão gêmeo de Nicolas Fliter, piloto que garantiu classificação na última etapa em São Luís (MA). Seria algo inédito na história da Seletiva ter dois irmãos gêmeos lutando pelo título.

“Estou muito animado para disputar a Copa Petrobras Sorriso Campeão e tentar a vaga na final da Seletiva. Já venho me preparando bastante e espero conseguir este fim de semana em Aldeia da Serra. Este é o meu maior foco neste segundo semestre. Sei que terei muitos pilotos experientes como adversários nesta corrida, mas vou dar o meu melhor para vencer. É uma oportunidade muito boa para a minha carreira e quero disputar a final”, declarou Christian.

Nicolas, que está na Europa, disputando o Mundial de Kart, está na torcida pelo irmão. “Estou longe, mas vou torcer para que meu irmão consiga a vaga e a gente possa estar junto na final da Seletiva”, completou.

Seis dois 12 finalistas da 20ª edição da Seletiva de Kart Petrobras já estão definidos: o gaúcho Pedro Goulart, o maranhense Marcos Gonçalves Filho e os paulistas Allan Croce, Guilherme Peixoto, Dante Fibra e Nicolas Fliter. Os 12 finalistas lutarão pela maior premiação do kartismo nacional em outubro, no kartódromo da Granja Viana, em Cotia (SP).

Quem já garantiu a vaga para a final da 20ª edição da Seletiva de Kart Petrobras:
Pedro Goulart (RS), 17 anos
Allan Martins Croce (SP), 19 anos
Guilherme Peixoto (SP), 15 anos
Dante Fibra (SP), 16 anos
Nicolas Fliter (SP), 17 anos
Marcos Gonçalves Filho (MA), 16 anos

Confira o calendário da 20ª edição da Seletiva de Kart Petrobras: *

Fase Classificatória
1ª Etapa – 21 de julho – Cotia (SP) – Campeonato Brasileiro de Kart
2ª Etapa – 1 de setembro – São Luís (MA) – Copa Petrobras Norte Brasileiro de Kart
3ª Etapa – 22 de setembro – Aldeia da Serra (SP) – Copa SP Light de Kart
4ª Etapa – 13 de outubro – Vespasiano (MG) – Copa Brasil de Kart

Final
22 e 23 de outubro – Cotia (SP)

* Sujeito a alterações

Seletiva de Kart Petrobras – Criada em 1999, com o patrocínio da Petrobras, a Seletiva tem, em média, aproximadamente 110 pilotos tentando a vaga na final. Em 19 anos, mais de 200 já estiveram na briga pelo título na grande final.

Considerada uma referência entre os kartistas do Brasil, a Seletiva de Kart Petrobras é reconhecida (desde 2001) como evento oficial da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Comissão Nacional de Kart (CNK).

Além da maior premiação em dinheiro do kartismo nacional, a Seletiva de Kart Petrobras contempla seus vencedores com a participação em um programa de orientação de pilotos, que inclui um teste com simulador de F-1 na Europa, teste com monoposto de base também na Europa, com a orientação de um coaching, acompanhamento físico e psicológico, experiência com carros de turismo no Brasil, palestra sobre marketing e media training.

A premiação total – somando todas as ações – chega a aproximadamente 500 mil reais. O campeão recebe 100 mil reais em dinheiro e o vice-campeão 10 mil.