F-3 2019: novos carros e dois brasileiros

F-3 2019: novos carros e dois brasileiros

20190408-F2-Box

Felipe Drugovich Pedro Piquet treinam hoje em Barcelona

Os brasileiros Felipe Drugovich e Pedro Piquet estão confirmados na lista de inscritos para o Campeonato FIA de Fórmula 3, categoria que este ano passa a utilizar os carros da extinta GP3, mudança que deve gerar alguma confusão no esporte. Drugovich e Piquet testam hoje e amanhã em Barcelona, na Catalunha, onde a temporada começa no segundo fim de semana de maio. Dez equipes inscreveram três pilotos cada, entre elas a Trident, onde corre Pedro Piquet, e a Carlin, que terá Felipe Drugovich em um dos seus carros.

Ex-kartista, Felipe Drugovich iniciou no automobilismo disputando provas no Exterior (FIA-Formula3)

Ex-kartista, Felipe Drugovich iniciou no automobilismo disputando provas no Exterior (FIA-Formula3)

Ex-kartista, o paranaense Felipe Drugovich optou por iniciar-se no automobilismo em categorias no Exterior e nos últimos anos conquistou o MRF Challenge, na índia e o Euroformula Open, este último disputado com carros da antiga F-3, equipados com motor de quatro cilindros em linha, 2 litros e cerca de 250 cv de potência.

Pedro Piquet faz sua segunda temporada na categoria agora rebatizada como FIA F-3 (FIAFormula3)

Pedro Piquet faz sua segunda temporada na categoria agora rebatizada como FIA F-3 (FIA-Formula3)

Já Pedro Piquet disputou a GP3 em 2018 e mantém-se na categoria, agora rebatizada de F-3 em consequência de uma reorganização de marketing promovida entre a Liberty Media e a FIA. Segundo os dirigentes dessas duas organizações, a mudança de nome tem a ver com o fato da F-2 e a GP-3 servirem como preliminares em várias etapas europeias dos GPs de F-1. Os carros da nova GP 3 são equipados com motores V6, 3,4 litros e produzem cerca de 380 cv , são todos fabricados pelo construtor italiano Dallara e são uma evolução da antiga F-Renault 3.5.

Como a antiga Fórmula 3 ainda é bastante popular e mais acessível – seu orçamento para uma temporada equivale a cerca de 50% da nova F-3 -, a atual temporada deverá ter vários campeonatos para esses carros, entre eles o da Grã-Bretanha, que continua usando a nomenclatura tradicional.

O calendário do Campeonato Internacional de F-3 da FIA para 2019 é o seguinte:

10 a 12/5 – Barcelona, Espanha
21 a 23/6 – Paul Ricard, França
28 a 30/6 – A1 Ring, Áustria
12 a 14/6 -Silverstone, Inglaterra
2 a 4/8 – Hungaroring, Hungria
30/8 a 1/9 – Spa-Francorchamps, Bélgica
6 a 8/9 – Monza, Itália
27 a 29/9 – Sochi, Rússia