Novo monoposto tem mecânica Mitsubishi e câmbio sequencial
Em um mercado onde já coexistem várias categorias de monopostos pode parecer arriscado lançar uma nova opção de fórmulas de formação. O engenheiro Mauro Kern, idealizador da nova Fórmula Delta, pensa diferente e enxerga os kartistas que iniciam a transição para o automobilismo como clientes potenciais do seu projeto. A proposta foi desenvolvida com a expertise da Minelli Racing, empresa criada por José Minelli e que pouco a pouco passa a ser controlada por seus dois filhos Minelli Júnior e William.
O chassi tubular que pode ser considerado uma evolução daquele construído pela mesma Minelli Racing para a F-Inter apresenta uma carenagem mais leve, com uso do arco protetor Halo e com forte inspiração na F-4. O carro é equipado com motor Mitsubishi 2.0 de quatro cilindros, cuja potência aproximada de 185 hp chega às rodas calçadas com pneus Yokohama através de um câmbio sequencial de cinco velocidades. Segundo Kern, trata-se de um conjunto ideal para os mais jovens:
“Os pilotos que saem do kart são normalmente muito jovens. Pode ser interessante para suas carreiras fazer uma ou duas temporadas no Brasil, até que tenham maturidade para se deslocarem para a Europa ou Estados Unidos. Nossa estratégia foi construída em torno da oferta do melhor valor entre custo, desempenho e tecnologia dos carros. Buscamos oferecer este primeiro passo com qualidade diferenciada, entendendo que os pilotos poderão evoluir para categorias de fórmula mais rápidas ou para categorias profissionais de turismo ou protótipo.”
Entre os pilotos que já confirmaram participação na temporada de estreia estão os nomes de André Nobre, Caio Bueno, Cauã Mendes, Daniel Moura, Deni Sander, Gabriel Fonseca, Gabriel Salomão, Pedro Burger, Rogério Santos Neto e Vini Ponce. O investimento nominal para disputar a temporada é da ordem de R$18.000,00 por rodada, o que significa dois treinos livres, uma prova de classificação e duas corridas. Nesse valor estão incluídos inscrição, combustível, pneus, assistência de engenheiros e mecânicos na pista e o seguro de R$ 2.000,00 para acidentes. A categoria conta com o apoio técnico do engenheiro Felipe Panda Moreira, HT Guerra, ProTune, Techpads, Universidade Anhembi Morumbi e Yokohama. As provas serão transmitidas das páginas de redes sociais da F-Delta e na página da FASP no Facebook.
Os horários da F-Delta na segunda etapa do Campeonato Paulista de Automobilismo são: sexta-feira, treinos livres das 08:45 às 09:15 e das 13:15 às 13:45; sábado: classificação das 08:00 às 08:15 e Corrida 1, largada às 13:30; domingo: Corrida 2, largada às 14:30.