F3 Brasil: Guilherme Samaia tem prova ‘limpa’ e vence em Londrina

F3 Brasil: Guilherme Samaia tem prova ‘limpa’ e vence em Londrina

Piloto afasta os problemas, assume a liderança após a largada e faz corrida segura para conquistar a segunda vitória no ano

[Samaia tem caminho livre para vencer em Londrina]
O domingo foi de emoções distintas para o piloto Guilherme Samaia. Depois de ter sua primeira corrida comprometida por causa de um furo no pneu traseiro esquerdo, o paulistano conseguiu afastar os problemas e venceu a prova complementar da quinta etapa da F3 Brasil, disputada no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina (PR). Foi a segunda vitória de Samaia no ano, já que ele havia vencido uma das corridas da etapa passada, em Interlagos. O triunfo manteve o piloto como vice-líder do campeonato, agora com 80 pontos.

O quinto lugar conquistado na primeira prova colocou o piloto na segunda posição do grid na corrida final, como determina o regulamento. Assim, Samaia aproveitou a boa largada para assumir a ponta e de lá não saiu mais até o fim. O paulistano fez uma prova segura, controlou sua vantagem para o segundo colocado, o carioca Thiago Vivacqua, e recebeu a bandeirada com mais de dez segundo à frente do rival. Foi uma vitória que lavou a alma do piloto, que foi o mais rápido nos dois treinos livres de sábado.

“Tivemos um resultado fantástico e estou muito satisfeito com essa vitória. Ratificou nossa preparação e demonstrou que vamos brigar pelas vitórias nas próximas etapa, apesar de alguns problemas que insistem em aparecer. Nosso carro se comportou muito bem na prova e, sinceramente, não tive tanto trabalho para vencer. Minha estratégia era manter a diferença para o segundo colocado e apenas me preocupei em não errar para chegar na frente. Somamos pontos importantes no campeonato e isso é o mais importante”, afirma Samaia.

Após cinco etapas, a F3 Brasil entra agora em sua fase decisiva. A sexta rodada dupla está programada para acontecer nos dias 15 e 16 de outubro, no Autódromo Internacional de Curitiba. “É um circuito que gosto muito. Já venci corridas e tenho o recorde da pista com o carro da F3 Brasil Light. Vamos trabalhar para chegarmos lá bem preparados, como fizemos em Londrina. O campeonato está se aproximando da reta final e não podemos cometer erros”, relata.

Resultado da segunda corrida:
1) Guilherme Samaia (Cesário F3) – 29 voltas em 31min34s143
2) Thiago Vivacqua (Hitech GP) – a 10s610
3) Carlos Cunha Filho (CF3) – a 15s501
4) Matheus Iorio (Cesário F3) – a 39s006
5) Christian Hahn (CF3) – a 43s829
6) Luis Felipe Branquinho (RR Racing) – a 49s598
Não completou:
Pedro Caland (Hitech GP) – a 21 voltas

Classificação do campeonato após cinco etapas:
1) Matheus Iorio – 124 pontos
2) Guilherme Samaia – 80
3) Carlos Cunha Filho – 65
4) Thiago Vivacqua – 64
5) Christian Hahn – 45
6) Artur Fortunato – 39
7) Pedro Cardoso – 31
8) Matheus Muniz – 26
9) Leonardo de Souza – 22
10) Luís Felipe Branquinho – 17
11) Leonardo Raucci – 9
12) Igor Fraga – 5
13) Yurik Carvalho – 5