Primeira categoria de monopostos nacionais com sistema “seat and drive”, baixos preços e com extenso pacote promocional, de entretenimento e de mídia
A mais nova modalidade do automobilismo brasileiro fez a sua apresentação dinâmica no ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo), no interior de São Paulo. A Fórmula Inter realizou o seu primeiro teste coletivo no autódromo de Piracicaba na manhã desta quarta-feira (20) com a promessa de ser uma das mais inovadoras do país.
A categoria de monopostos e que usará o Etanol como combustível, ainda não tem data de estreia, mas entrará na programação do Campeonato Paulista de Automobilismo, administrada pela Federação de Automobilismo de São Paulo/FASP.
“Para nós é motivo de muito orgulho ter chegado até aqui, afinal somos hoje uma excelente opção de desenvolvimento profissional para pilotos e novos profissionais que desejam se dedicar ao automobilismo profissional e que muitas vezes encontram um mercado cada vez mais proibitivo a sua frente. Além disso, iniciamos nossa trajetória apoiados por importantes parceiros estratégicos, que sem dúvida irão somar esforços e valores para que venhamos a ser a maior categoria de fórmula do país”, comemora Marcos Galassi, diretor geral da categoria.
Homenageado durante o evento de lançamento, Dito Giannetti se referiu com empolgação sobre os monopostos. “Tive a oportunidade de pilotar essa máquina e posso garantir que a categoria deverá fazer um grande sucesso”, afirmou o proprietário do ECPA.
O CARRO
O Fórmula Inter foi totalmente projetado e construído no Brasil. Seu projeto de engenharia foi testado, validado e certificado em testes por meio de softwares de simulação, que asseguram o atendimento às melhores normas de segurança, resistência e eficiência torcional. Trata-se de um trabalho combinado, que envolveu as experiências de um dos mais tradicionais construtores de carros de corrida do Brasil, José Minelli, somada a dos estudantes de engenharia da FEI, responsáveis pelo projeto do Fórmula SAE desenvolvidos por aquela instituição, e vencedores de competições internacionais.
Cerca de 95% dos componentes do carro foram desenvolvidos e são produzidos na fábrica da Formula Inter em São Paulo, adotando soluções sustentáveis como combustível etanol e pintura com tinta a base de água.
O carro tem um desenho inovador de grandes dimensões, e sua aerodinâmica foi projetada utilizando os mesmos softwares (Computer Fluid Design) utilizados por uma das principais equipes de Fórmula 1. A carenagem e as asas foram produzidas pioneiramente no Brasil por controle numérico computadorizado (CNC), o que garante qualidade e elevado padrão de acabamento.
Além de ter crash box dianteiro e traseiro, os destaques para a segurança vão para os side pods estruturais em plano inclinado – que evitam que o piloto seja atingido por impacto lateral -, e pelo habitáculo em fibra de carbono e anel de segurança para a cabeça do piloto. O volante é com painel eletrônico “on-board”.
O Fórmula Inter vai utilizar rodas de fabricação própria em magnésio de aro 13 polegadas, com tala 8” na dianteira e 11” na traseira, que recebem pneus Pirelli PZero Slick, 225/40 VR13 dianteiros e 265/540 VR13 traseiros.
O Power train é composto por motor 2.0, quatro cilindros, 16 válvulas, injeção direta, que gera 191 hp e torque máximo de 21 kgfm a 6.000 rpm, acoplado a caixa de câmbio produzida pela própria F.Inter com 5 marchas em “h”. A velocidade máxima projetada em Interlagos aproxima-se dos 250 km/h.
“Segurança, desempenho, competitividade, aprendizado, profissionalismo e baixos custos são os pilares que nos motivam a criar uma categoria completamente nova, com ideias novas, que refletem todo o potencial que nosso país tem no desenvolvimento do esporte a motor”, enaltece o executivo.
Como Participar
O modelo de participação será o de locação, através de uma organização única, e compreende uma série de entregáveis que vão muito além da disponibilidade do carro propriamente, e serão oferecidos imediatamente no fechamento do contrato para toda a temporada. Trata-se de uma oferta completa para quem quer começar ou permanecer no automobilismo.
Inclusos no pacote estão pneus e combustível necessários ao cumprimento dos treinos oficiais, classificações e corridas, de acordo com o regulamento técnico e desportivo a ser publicado em breve. O valor da locação por prova para a temporada é de R$ 13.990,00 por etapa, para o pacote de 11 etapas.
Incubadora de Pilotos
A Incubadora de pilotos Fórmula Inter, iniciativa inédita no Brasil, é um programa que visa formar jovens que sonham em ser piloto de automobilismo através de um programa subsidiado.
A primeira turma da Incubadora Fórmula Inter é formada por Daniel Mageste (RJ), Thiago Izequiel (RJ), João Bedin (SC), André Giotto (SC), Silvano Fernandes (RS), Nikolas Gaigalas (SP), Leandro Montalvão (SP), Luiz Júnior (SP) e Luan Giraldi (SP).
Muito mais que pilotar, o profissional do automobilismo deve estar preparado para todos os desafios de uma carreira extremamente competitiva. A missão da Formula Inter é oferecer os meios e a experiência de quem já chegou lá para criar oportunidade de capacitação profissional dos pilotos.
Por isso, a categoria oferece a todos os seus pilotos acesso à Academia F.Inter, que irá ministrar aulas de mecânica, tecnologia de dados, técnicas de pilotagem, media training, marketing e vendas, entre outras disciplinas complementares para quem deseja se aprimorar na profissão, tudo sob a supervisão do ‘reitor’ Roberto Pupo Moreno, ex-piloto de Fórmula 1 e Fórmula Indy.
“Temos a experiência de todos os profissionais competentes que fazem parte da Fórmula Inter, e que estarão envolvidos em todas as etapas durante a passagem do piloto por ela e certamente vão contribuir para seu crescimento e para sua realização pessoal. Por isso foi formada a Academia Fórmula Inter, uma universidade para os nossos jovens talentos e futuros campeões”, anuncia Marcos Galassi.
Fórmula Inter
O nome Fórmula Inter é uma homenagem à Interlagos, um dos circuitos mais famosos do mundo. Lugar onde tantos fizeram história, onde tantos sonhos e paixões marcaram para sempre a nossa memória. “É esse lugar que nos inspira e será o berço de muitas outras histórias que ainda vamos contar”, reverencia Galassi.
Mídia
A Fórmula Inter terá amplo espaço nos mais variados segmentos de mídia, incluindo a veiculação de cerca de 90 minutos mensais destinados a apresentar um “reality-show” e também suas provas para todo o país, através do Bandsports. A série de televisão produzida pela própria categoria mostrará os bastidores da competição, seus pilotos e equipes, numa abordagem inédita no automobilismo profissional brasileiro.
Parceiros
A Fórmula Inter dá início à sua caminhada revolucionária trazendo consigo importantes parceiros estratégicos que irão contribuir para seu crescimento e sustentação no automobilismo nacional. Todos eles agregam as melhores práticas em tecnologia e sustentabilidade, além de valores afinados com os da categoria, contribuindo assim para sua disseminação entre seus pilotos e todos os fãs do automobilismo:
Pirelli
A Pirelli é a fornecedora oficial de pneus da Fórmula Inter. A fabricante italiana oferece duas linhas de pneus fabricadas no Brasil, na planta de Campinas/SP, o P Zero, para clima seco, e o Cinturato, para pista molhada.
O composto para chuva conta com marcação lateral em azul, já famosa em competições internacionais. A principal diferença em relação ao modelo slick, para asfalto seco, é a presença de sulcos na banda de rodagem, responsáveis por expulsar a água da chuva e, assim, garantir maior aderência do pneu à pista.
Sobre o acordo firmado com a categoria, Fabio Magliano, gerente de produtos Car e Motorsports da Pirelli explica: “Para nós, da Pirelli, participar da mais nova iniciativa do automobilismo brasileiro é estimulante. Por sermos uma empresa tão envolvida neste segmento, é natural que estejamos juntos para ajudar no caminho de crescimento de novas promessas para o esporte”.
Bosch
Bosch e Fórmula Inter tem interesses comuns no fomento do automobilismo nacional, na disseminação de tecnologias avançadas relacionadas a veículos de competição e na formação e desenvolvimento de profissionais para o segmento do motorsport brasileiro.
Tais interesses viabilizam que Fórmula Inter e Bosch pioneiramente venham a criar a primeira ‘Academia Técnica do Motorsport’ do mercado brasileiro, e que terá como base o Centro de Treinamento Técnico da Bosch em Campinas/SP, oferecendo cursos com mais de uma dezena de disciplinas voltadas ao segmento, incluindo grades curriculares com cerca de 200 horas de cursos envolvendo teoria e prática, ministradas complementarmente também na Fábrica da Fórmula Inter em São Paulo, bem como durante suas provas.
Todos os cursos irão emitir um Certificado do Centro de Treinamento Automotivo Bosch e abrirão as portas para estágios na própria F.Inter e outras categorias internacionais onde a Bosch atua com parcerias estratégicas, tais como a DTM Alemã.
Ainda, como resultado deste acordo, está o desenvolvimento do “Carro do Futuro”, um F.Inter integrando o melhor da tecnologia mundial Bosch, que será utilizado como referencial tecnológico para implementações futuras na categoria.
“Estamos muito orgulhosos desta parceria, pois ela aponta para o desenvolvimento de pessoas, recursos humanos e tecnologias necessárias para o surgimento de um mercado cada vez mais autossustentável visando o desenvolvimento de um automobilismo brasileiro dentro dos melhores padrões internacionais”, comemora Marcos Galassi, diretor geral da Fórmula Inter.
UNICA
A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), maior organização representativa do setor de açúcar e bioetanol do Brasil, será fornecedora oficial de etanol para a Fórmula Inter, que em comparação com a gasolina, aumenta a potência do motor e ainda reduz em até 90% as emissões de CO2.
A presidente da UNICA, Elizabeth Farina, acredita que a Fórmula Inter, a exemplo da categoria americana Fórmula Indy, que também usa o mesmo combustível renovável, pode se tornar uma importante plataforma de desenvolvimento tecnológico e marketing para a indústria automotiva de baixo carbono no Brasil, principalmente no segmento esportivo.
“Usar o biocombustível brasileiro em veículos de alta potência fabricado quase que inteiramente no País faz todo o sentido, não apenas pelo fato de produzirmos o etanol mais eficiente e sustentável do mundo, mas também porque a indústria da cana traz enorme prosperidade socioeconômica à nação”, afirma a presidente da UNICA, destacando que, sendo a primeira fonte de energia renovável do Brasil, a cadeia sucroenergética gera mais um milhão de empregos diretos e movimenta um valor bruto que supera os US$ 100 bilhões anualmente.
A União da Indústria de Cana-de-Açúcar é a entidade representativa das principais unidades produtoras de açúcar, etanol (álcool combustível) e bioeletricidade da região Centro-Sul do Brasil, principalmente do Estado de São Paulo. As usinas associadas à UNICA são responsáveis por mais de 50% da produção nacional de cana e 60% da produção de etanol. Na safra 2015/16, o Brasil produziu aproximadamente 617 milhões de toneladas de cana, matéria-prima utilizada para a produção de 31 milhões de toneladas de açúcar e 28 bilhões de litros de etanol.
Sparco
A Sparco é reconhecida mundialmente como líder absoluta no Mundo do Motorsport, com distribuição em 60 países e subsidiarias no Brasil, nos EUA e Tunísia. O primeiro campeonato de F1 ganho com um macacão Sparco foi em 1983, usado pelo brasileiro Nelson Piquet.
A Sparco começou produzindo macacões, luvas, sapatilhas e outros artigos de segurança para pilotos, mas produz em larga escala bancos, volantes e outros acessórios para atender as exigências de um mercado vasto.
Além de fornecer equipamentos de segurança para carros e pilotos de corrida, estando presente nas equipes das principais categorias mundiais, se destaca também no mercado OEM por fornecer produtos para as melhores marcas de “super carros esportivos”, como Ford, Fiat, Ferrari, Lamborghini, Bugatti, Maserati, Bentley, Alfa Romeo, entre outros.
Com a experiência adquirida no Mundo do Motorsports e no fornecimento para OEM, a Sparco oferece também uma linha completa para personalização de veículos (volantes esportivos, alavancas de câmbio, pedaleiras, bancos, cintos de segurança, tapetes, manoplas de freios, entre outros), além de ter também uma linha chamada Sportswear (roupas, bolsas, bonés etc.).
Além desses, a Fórmula Inter conta ainda com outros fornecedores que viabilizam a oferta da melhor tecnologia e elementos de segurança, são eles: Pro Tune Electronics, Bilstein Amortecedores, Eibach Molas, Espaço Real Modelação, Magnivisão Fundição, Techspeed, entre outros.
Curta www.facebook.com/formulainter
Maiores detalhes em www.formulainter.com.br
Acompanhe em https://instagram.com/formulainter
Visite http://www.unica.com.br/
Visite http://www.brasil.bosch.com.br/
Visite https://www.pirelli.com/tyres/pt-br/index
FICHA TÉCNICA – FÓMULA INTER
Monoposto: F-Inter MG-15
Construtor: Minelli Racing
Chassis: Construção tubular semi-monocoque, crash box frontal removível e side pods laterais estruturais em plano inclinado
Suspensão dianteira: ‘push rod’ mono shock, triangulo superior e inferior com uniballs e rótulas Aurora espec Race e barra estabilizadora.
Suspensão traseira: ‘push rod’ bishock, triangulo superior e inferior com uniballs e rótulas Aurora espec Race e barra estabilizadora.
Amortecedores e molas: Com bump e rebound fixos, molas com carga variável.
Freios: 4 discos ventilados, calipers espec race de 4 embolos, distribuição de carga dianteira e traseira regulável no cockpit.
Mangas de eixo: em magnésio com cubo rápido.
Rodas: Fabricação própria em magnésio, aro 13, tala 8” dianteira e 11” traseira
Pneus: Pirelli PZero Slick – 225/40 VR13 dianteiros e 265/540 VR13 traseiros
Caixa de Direção: Minelli Racing
Tanque de combustível: de borracha, capacidade 30 litros
Combustível: etanol
Pintura: Sherwin Williams à base d’água
Habitáculo: em fibra de carbono, extrator de banco
Banco de segurança: em fibra de carbono, removível
Anel de segurança: Protetor de cabeça em material compósito
Volante: Fibra de carbono com sistema de retirada rápida e painel eletrônico embutido
Carenagem: Fibra de vidro em vacuum bag, 8 peças
Aerofólio: Regulável de 0 a 11 graus, com 1.000mm de comprimento.
Asa: Fixa em 11 graus, com 1.800mm de comprimento
Flaps: Dianteiro 4 unidades reguláveis de O a 35 graus, traseiro com 1.000mm regulável de 0 a 35 graus.
Extrator Traseiro: em fibra de vidro, fixo
Dimensões:
Comprimento total: 4.320mm
Largura total: 1.800mm
Altura máxima: 1.000mm
Entre eixos: 2.465mm
Bitola dianteira externa aos pneus: 1.800mm
Bitola traseira externa aos pneus: 1.750mm.
Peso: 520 kg sem combustível.
Motor: 2 litros, 4 cilindros em linha, 16válvulas
Coletor de admissão e escape: Minelli Racing
Refrigeração: 2 radiadores laterais de alumínio para água
Sistema de Gerenciamento Eletrônico: Pro Tune Eletronic Systems
Potência: 191 hp a 6000 rpm
Torque: 21 kgfm a 6000 rpm
Câmbio: 5 marchas em H
Curta www.facebook.com/formulainter
Maiores detalhes em www.formulainter.com.br
Acompanhe em https://instagram.com/formulainter
Serviço
Mais informações pelos telefones (19) 3438.7901 e 3438.7174, e-mail ecpa@ecpa.com.br, pelo site www.ecpa.com.br e facebook.com/ecpabrasil.
_______________
Engenho da Notícia
Assessoria de Imprensa ECPA
(19) 3302.0100
divulgacao@engenhodanoticia.com.br
Facebook: Engenho da Notícia