Gianluca Petecof representa Academia Shell Racing no Europeu de Kart.

Gianluca Petecof representa Academia Shell Racing no Europeu de Kart.

Depois de conquistar o vice-campeonato brasileiro na Paraíba, jovem revelação do esporte a motor no País vai competir no campeonato europeu de kart, que disputa etapa neste final de semana em Genk (Bélgica)

Os melhores pilotos do mundo entre 13 e 15 anos estarão neste final de semana no circuito de Genk, na Bélgica, para a etapa decisiva do Campeonato Europeu de Kart. Ao todo, 89 jovens revelações de diversos países vão acelerar na pista de 1.360 metros, e um dos representantes brasileiros será Gianluca Petecof, que integra a Academia de Pilotos Shell Racing.

Neste mês, o piloto de 13 anos se sagrou vice-campeão brasileiro na categoria Junior, em Conde (PB). Gian esteve muito perto de ficar com título, após marcar a pole no treino, vencer baterias classificatórias e terminar a final a apenas 0s145 do campeão. “Ficamos muito perto do objetivo principal, que era o título, mas o resultado me anima muito para continuar treinando e evoluindo como piloto na Academia Shell Racing”, disse o paulista.

Para a etapa do Europeu, Gianluca está confiante em conquistar mais um bom resultado em sua promissora carreira. “Conseguimos uma grande evolução na última etapa do Europeu, disputada em Portugal, por isso estamos com boas expectativas para a prova deste final de semana na Bélgica. Já disputamos alguns treinos aqui em Genk e fomos muito bem, sendo rápido em todos os trechos. Isso nos deixa otimista em conseguir batalhar um resultado importante, como um top-10 ou até mesmo um pódio. A equipe tem feito um ótimo trabalho e consegui evoluir bastante desde o início do ano, aprendendo bastante em cada corrida”, diz Gianluca.

O piloto paulista é uma das promessas da Academia Shell Racing, iniciativa inédita no Brasil patrocinada pela Raízen para garantir apoio aos jovens talentos do automobilismo e auxiliar seus passos futuros no esporte a motor no Brasil e no mundo. O piloto acumula diversos títulos no kartismo nacional (como de campeão brasileiro, da Copa do Brasil, SKB e do Paulista) e também internacional, como o de campeão americano de Mini-Rok Vortex e do Flórida Winter Tour.

No ano passado, Gianluca fez história ao se tornar o mais jovem piloto brasileiro a competir no Mundial de Kart. Ainda em 2015, recebeu de presente da Academia a chance de ganhar dicas de dois campeões mundiais da F-1: Kimi Raikkonen e Sebastian Vettel – os dois receberam Gianluca no box da Scuderia Ferrari durante o GP Brasil de F-1.

Sobre a Academia de Pilotos Shell Racing:

Inspirada em programas europeus que levaram jovens kartistas para categorias top, como a F-1, a Academia de Pilotos Shell Racing é uma iniciativa inédita no Brasil patrocinada pela Raízen para garantir apoio a revelações do automobilismo e auxiliar seus passos futuros no esporte a motor. Suas ações são viabilizadas por meio dos projetos “Academia de Pilotos de Kart” (promovido pelo Kart Clube Granja Viana) e “Talento Automobilístico Formula 3” (promovido pela Federação de Automobilismo do DF) incentivados pela Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte.

Sobre a Raízen:

A Raízen se destaca como uma das empresas de energia mais competitivas do mundo e uma das maiores em faturamento no Brasil, atuando em todas as etapas do processo: cultivo da cana, produção de açúcar, etanol e energia, comercialização, logística interna e de exportação, distribuição e varejo de combustíveis. A companhia conta com cerca de 30 mil funcionários, que trabalham todos os dias para gerar soluções sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento do país, como a produção de bioeletricidade e etanol de segunda geração a partir dos coprodutos da cana-de-açúcar. Com 24 unidades produtoras, a Raízen produz cerca de 2 bilhões de litros de etanol por ano, 4,5 milhões de toneladas de açúcar e tem capacidade para gerar cerca de 940 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar. A empresa também está presente em 64 aeroportos, possui 63 terminais de distribuição e comercializa aproximadamente 25 bilhões de litros de combustíveis para os segmentos de transporte, indústria e varejo. Conta com uma rede formada por mais de 5.800 postos de serviço com a marca Shell, responsáveis pela comercialização de combustíveis e mais de 950 lojas de conveniência Shell Select. Além disso, a companhia mantém a Fundação Raízen, que busca estar próxima da comunidade, oferecendo qualificação profissional, educação e cidadania. Criada há mais de 14 anos, possui seis núcleos no interior do estado de São Paulo e um em Goiás e já beneficiou mais de 13 mil alunos e mais de 4 milhões de pessoas com ações realizadas desde 2012.