Helio Castroneves assume a liderança da Fórmula Indy

Helio Castroneves e o Dallara DW12 #3 no Barber Motorsports Park (Foto Steve Swope/Team Penske)

(Domingo, 7 de abril de 2013) Ao concluir o Honda Indy Grand Prix of Alabama na 3ª colocação, Helio Castroneves comprovou ter adotado a estratégia correta e com mais esse pódio, que se soma ao 2º lugar obtido na prova de St. Petersburg, acumula agora 79 pontos e chegará à etapa de Long Beach (21 de abril) como o novo líder do IZOD IndyCar Series.

Desde o dia anterior, no Fast Six de sábado e no warm-up do domingo pela manhã, Castroneves optou por economizar pneus. Isso permitiu que o piloto do Team Penske tivesse pneus macios em melhores condições para a corrida e pudesse fazer uso desse composto na conquista de posições no Barber Motorsports Park. A prova foi vencida pelo atual campeão Ryan Hunter-Reay, da Andretti Autosport, seguido por Scott Dixon, da Chip Ganassi Racing.

Além dos 35 pontos, Castroneves teve o bônus de um ponto por ter liderado a corrida. Mesmo largando em 6º, o piloto brasileiro ficou momentaneamente alijado das disputadas pelas primeiras posições na largada, tendo caído para 10º em razão de um acidente à sua frente. A recuperação, porém, permitiu que ocupasse a liderança na 51ª volta. Ele se manteve na ponta mesmo após o terceiro pit (volta 67; os anteriores foram nas voltas 18 e 42), mas na parte final perdeu rendimento e foi ultrapassado pelo norte-americano e o neozelandês.

“Foi um resultado importante para o campeonato e assumir a liderança da pontuação foi um grande mérito de todos os membros da equipe AAA Insurance Turbo Team Penske. Fizemos três pits incríveis e faltou pouco para a vitória. Mas vamos que vamos porque o campeonato está apenas começando”, disse Castroneves.

Veja ainda…

Galeria Helio Castroneves
www.heliocastroneves.com
www.twitter.com/h3lio
www.facebook.com/h3lio

Americo Teixeira Junior
+ 55 19 9749-8111
americo@heliocastroneves.com