Kart: Henri Forest será o representante brasileiro no Troféu Academia da FIA, na Europa

Kart: Henri Forest será o representante brasileiro no Troféu Academia da FIA, na Europa

Piloto maranhense foi selecionado para disputar o tradicional campeonato, que é organizado pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), tem etapas na França, Portugal e Suécia, e reúne pilotos de 39 nacionalidades.

Após vencer a etapa de abertura do Campeonato Maranhense de Kart, disputada no último sábado (19), no Kartódromo de São Luís, Henri Forest se prepara para um grande desafio em sua carreira. O maranhense de 14 anos será um dos dois representantes brasileiros na temporada 2016 do CIK-FIA Academy Trophy, importante campeonato de kart, promovido pelo órgão responsável pelo kartismo na Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

Ao todo serão 51 pilotos de 39 países diferentes, todos nomeados pelas Confederações locais, segundo critérios de idade (os competidores devem ter entre 13 e 15 anos), campeonatos disputados e disponibilidade para participar das três etapas do campeonato. A disputa começa entre os dias 21 e 24 de abril, em Essay, na França, depois segue para Portimão, em Portugal, entre os dias 23 e 26 de junho, e a etapa final está marcada para os dias 1º a 4 de setembro, em Kristianstad, na Suécia.

“Será uma honra defender o Brasil no Troféu Academia. Essa é uma competição muito importante, e agradeço ao Giovanni Guerra pela confiança em me indicar para essa vaga. Será o primeiro campeonato que vou participar na Europa, sei que o nível é muito alto e que a disputa é acirrada, mas estou me preparando bastante, vou dar o meu máximo para representar nosso país da melhor forma possível e levar a bandeira do Maranhão para o pódio”, comentou Henri Forest.

No Brasil, o responsável pela indicação dos pilotos é Giovanni Guerra, representante da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) na CIK-FIA e Presidente da Federação de Automobilismo do Estado do Maranhão (FAEM). Além de Forest, o paulista Victor Schoma também defenderá a bandeira verde e amarela no campeonato mundial.

“Como dirigente, é um orgulho ter dois representantes brasileiros numa competição tão importante como o Troféu Academia, e como Presidente da FAEM, é ainda mais especial ver um piloto maranhense chegando lá. Isso prova como o automobilismo em nosso Estado está crescendo. Tenho certeza que o Henri vai se dedicar muito e fazer um bom trabalho nessa primeira experiência dele correndo na Europa”, disse Giovanni Guerra.

A competição tem o objetivo de revelar novos talentos para o automobilismo internacional, e para isso, todos os participantes têm à sua disposição o mesmo equipamento, que neste ano será fornecido pela Tony Kart (fabricante italiana de chassis), motores Vortex e pneus Vega. Nos últimos anos, os representantes brasileiros foram Felipe Fraga, Victor Franzoni, Giuliano Raucci, Thiago Vivacqua e Pedro Piquet – todos pilotos que depois seguiram carreira em campeonatos internacionais de carros -, entre outros.

Além da disputa do Academy Trophy na Europa, Henri Forest tem um intenso calendário de competições em 2016. O maranhense participa dos dois principais campeonatos estaduais do país, em São Paulo, e também vai competir em campeonatos nacionais e no Sul-Americano, que acontece no Peru, em julho.

“Essa tem sido uma temporada intensa, em que estou participando de mais de um campeonato. É importante porque estou sempre em atividade, correndo em várias pistas e com equipamentos diferentes. Tenho feito também alguns treinos com o Rafael Suzuki, meu coach, e isso acelera minha evolução, para brigar sempre por bons resultados, independente da competição que esteja”, concluiu Henri, que antes da primeira etapa viaja para a Europa para treinos de adaptação, e ainda participa da 3ª etapa da Copa São Paulo Light, no Kartódromo da Aldeia da Serra.

Henri Forest tem como coach (treinador) o piloto da Stock Car, também representante do Maranhão, Rafael Suzuki. O piloto tem o apoio de Governo do Maranhão e Fribal Franchising.

Jornalista responsável
Mariana Viegas
(11) 97175.9015
mariana.viegas@eversports.com.br