Mineiro Kenner Garcia está otimista para a etapa de abertura da Fórmula Vee em Interlagos.

Natural de Uberlândia, o piloto fará seu segundo ano na competição. A categoria revelou pilotos como Emerson Fittipaldi e Nelson Piquet promete boas disputas

São Paulo, 20 de fevereiro de 2013 – Contagem regressiva para a largada da 1ª etapa da 3ª edição do Campeonato Paulista de Formula Vee Brazil – maior categoria de monoposto da América do Sul -, no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos. Na sexta-feira, dia 22 de junho, as equipes entram na pista de 4.309 metros do circuito para os treinos livres da abertura do calendário que contará com um total de 10 etapas. Kenner Garcia, representante de Minas Gerais, iniciou na categoria em 2012, vê como grande desafio a temporada 2013.

A equipe Competikar e os mecânicos são de Uberlândia e foram meses de preparação para o campeonato. “Como sempre fiz em outras categorias, optamos por montar o Formula Vee em Uberlândia. O carro foi montado pelo empresário e preparador Gustavo Acosta, que já me acompanha no Rally dos Sertões há muitos anos. Nosso objetivo é de classificar e chegar entre os 10 primeiros”, contou o piloto.

O campeonato 2012 foi de aprendizado para a equipe. “O ano passado para nós foi para conhecer a categoria, fizemos cinco etapas que nos serviram de testes e para o desenvolvimento do Formula VEE, já que optamos em montar esse carro em Uberlândia. Para acertar o carro para a pista de Interlagos na primeira etapa, trabalhamos intensamente e conseguimos deixa-lo prontinho para 2013”, assegurou Kenner Garcia.

Segundo a organização do evento a estimativa é de um grid de 30 a 35 carros. “Estamos na terceira temporada da Formula Vee Brazil e nosso recorde é de 26 carros competindo, mas temos 40 carros preparados e nessa etapa de abertura esperamos superar o número de monopostos na largada”, disse Roberto da Silva Zullino. “Esta é uma categoria feita para lazer, podemos considerar também como uma escola. Este ano, teremos um garoto que tem 15 anos que está começando e poderá seguir carreira como piloto. A maioria dos competidores já tem história e participam porque gostam de correr, além de ser um campeonato com condições acessível, de custo baixo”, ressaltou.

Além de piloto, a equipe Competikar é composta por mais três pessoas: preparador Gustavo Acosta, e os mecânicos André Antoniassi e Juninho Roberto.

Um pouco do histórico

Aos 49 anos, Kenner, natural de Uberlândia (MG), acumula diversas experiências no meio automotivo. Começou sua trajetória ainda na década de 80, na cidade do Rio de Janeiro, em provas de Kart. Em 2000 conquistou o título de Campeão Mineiro de Kart, na categoria Sênior, em prova realizada no Kartódromo de Betim. No ano seguinte, como Secretário Municipal de Turismo apoiou e participou do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade, correndo em sua cidade. No mesmo ano, ainda participou de algumas etapas na Fórmula Millenium no autódromo de Goiânia.

Foi no ano de 2003 que Kenner fez sua estreia no Rally dos Sertões. Quatro anos depois, em 2007, foi campeão da categoria Production Light, a bordo de um Chevrolet S-10. Paralelo ao campeonato da Formula VEE, Kenner inicia os preparativos para os 10 dias da 21ª edição do Rally dos sertões que acontece de 25 de julho a 04 de agosto.

Kenner destacou como piloto quais as principais diferenças e igualdades em competir na pista (asfalto) e no rali (terra). “Proporcionalmente o rali, principalmente o do Rally dos Sertões é um tipo de prova que exige muita experiência e estratégia do piloto. No asfalto, o que manda mesmo é o piloto ser veloz, ser rápido”, destacou.

Para este ano, algumas mudanças são novidade no bólido da Fórmula VEE de número 12. “Novo escapamento, comando de válvula mais forte, forro abaixo no motor para dificultar que óleo do motor possa vir cair no asfalto. Obrigatoriedade, o uso de câmeras de filmagem no carro. Para a primeira etapa conseguimos ajustar nosso carro para dois itens fundamentais: durabilidade do motor e velocidade em retas,” finalizou.

A equipe Competikar conta com o patrocínio do Water Park.

Ficha Técnica do Formula Vee:

CHASSIS
Naja01

CARENAGEM
Carenagem padrão para todos os chassis Naja01, construída em fibra de vidro

MOTOR
Volkswagen Tipo 1
Configuração: Boxer
Número de cilindros: 04
Sistema de refrigeração: a ar
Combustível: Etanol
Cilindrada original: 1584 cc
Comando de Válvulas: Original Kombi injeção eletrônica
Taxa de compressão: Livre

CARBURAÇÃO
Original Solex PDSL
Diâmetro máximo: 32 mm na borboleta e 22 mm no Venturi
Coletor de admissão: Ferro ou alumínio, nacionais e semelhantes ao originais da linha VW a ar

TRANSMISSÃO
Caixa de câmbio diferencial e embreagem: Original VW do Fusca 1500 e 1600; Brasília e Kombi Diesel
Relação de marchas: Original da caixa de câmbio VW
Relação do diferencial (pinhão/coroa): 8/35, 8/33 ou 8/31
Embreagem com acionamento hidráulico
Embreagem e disco originais da linha VW a ar

FREIOS
Dianteira: a disco
Traseira: tambor
Pinças, discos e cilindros mestres originais
Modelos: Fusca 1500,1600, Brasília; SP2 ou Kombi

SUSPENSÃO
Dianteira: Original Fusca ou Brasília
Traseira: Independente, conjunto mola-amortecedor, barra estabilizadora ou barra Z opcional

RODAS
Aro 15 por 6 polegadas
Pneus: Radiais 195x50x15
Bitola máxima nos eixos: 1,57 cm

ELÉTRICA
Alternador opcional
Ventoinha original VW ou elétrica
Distribuidores originais da linha VW Fusca, Brasília ou Kombi
Ignição transistorizada da linha VW a ar

TANQUE DE COMBUSTÍVEL
25 litros

Programação 1ª etapa:

Dias 22, 23 e 24 de fevereiro de 2013.

Sexta feira – treinos:
Das 08:00 às 08:40 hs: CLASSIC CUP / COPA FUSCA / TCMP
Das 08:50 às 09:30 hs: MARCAS e PILOTOS SUPER e LIGHT
Das 09:40 às 10:20 hs: MARCAS e PILOTOS NOVATOS
Das 10:30 às 11:10 hs: FÓRMULA VEE
Das 11:20 às 12:00 hs: HOT CAR CUP / SUPER CARS
Das 12:10 às 12:50 hs: SPYDER RACE
Das 13:00 às 13:40 hs: CLASSIC CUP / COPA FUSCA / TCMP
Das 13:50 às 14:30 hs: MARCAS e PILOTOS SUPER e LIGHT
Das 14:40 às 15:20 hs: MARCAS e PILOTOS NOVATOS
Das 15:30 às 16:10 hs: FÓRMULA VEE
Das 16:20 às 17:00 hs: HOT CAR CUP / SUPER CARS
Das 17:10 às 17:50 hs: SPYDER RACE

Sábado:
DAS VISTORIAS: CLASSIFICAÇÕES / TREINOS
Das 06:30 às 07:00 hs / 08:00 às 08:40 hs CLASSIC CUP /COPA FUSCA /TCMP
Das 07:30 às 08:00 hs / 08:50 às 09:10 hs MARCAS e PILOTOS SUPER
Das 08:00 às 08:30 hs / 09:15 às 09:35 hs MARCAS e PILOTOS LIGHT
Das 08:30 às 09:00 hs / 09:40 às 10:00 hs MARCAS e PILOTOS NOVATOS
Das 09:00 às 09:30 hs / 10:10 às 10:35 hs FÓRMULA VEE
Das 09:30 às 10:00 hs / 10:45 às 11:10 hs SPYDER RACE
Das 10:00 às 10:30 hs / 11:20 às 11:45 hs HOT CAR CUP / SUPER CARS

PROVAS:
Às 12:55 hs: Largada CLASSIC CUP /COPA FUSCA / TCMP – 15 Vlts ou 30 Min.
Às 13:45 hs: Largada 1ª.Bateria HOT CAR CUP – 15 Vlts ou 30 Min.
Às 15:00 hs: Largada FÓRMULA VEE – 12 Vlts ou 30 Min.
Às 16:10 hs: Largada SPYDER RACE – 1ª bateria – 30 Min.
Às 17:30 hs: Largada 2ª bateria HOT CAR CUP -15 Vlts ou 30 Min.

Domingo:
Das 08:00 às 08:30 hs: TREINO CLÁSSICOS COMPETIÇÃO
Às 09:00 hs: Largada – 1ª Bateria MARCAS e PILOTOS – 16 Vlts ou 40 Min.
Às 10:05 hs: Largada SPYDER RACE – 2ª bateria – 30 Min.
Às 11:00 hs: Largada CLÁSSICOS COMPETIÇÃO – 30 Min.
Às 11:55 hs: Largada – 2ª Bateria MARCAS e PILOTOS – 16 Vlts ou 40 Min.
Às 13:00 hs: Largada SUPER CARS – 35 Min.

Das 14 hs às 17hs – Evento promocional

Calendário do Camp. Paulista de Velocidade no Asfalto / Formula Vee Brazil:
1ª etapa – 22 a 24/02/2013
2ª etapa – 15 a 17/03/2013
3ª etapa – 05 a 07/04/2013
4ª etapa – 03 a 05/05/2013
5ª etapa – 24 a 26/05/2013
6ª etapa – 14 a 16/06/2013
7ª etapa – 19 a 21/07/2013
8ª etapa – 09 a 11/08/2013
9ª etapa – 13 a 15/09/2013
10ª etapa – 20 a 22/12/2013

Assessoria de Imprensa piloto Kenner Garcia:
SIG Comunicação
Contato: Silvana Grezzana Santos
sig@sigcomunicacao.com.br
+55 (11) 5016-6113/ 9+9972-6966
www.sigcomunicacao.com.br