Mundial de Rally Cross Country: Varela e Gugelmin terminam em quinto em Portugal

Mundial de Rally Cross Country: Varela e Gugelmin terminam em quinto em Portugal

Líderes do Campeonato Brasileiro chegaram a liderar no primeiro dia do Baja Portalegre, mas o conhecimento do terreno pelos portugueses prevaleceu

Os brasileiros Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin (Divino Fogão/Blindarte/Temp Clean/Tecmin/Itamotors/Ibis) terminaram na quinta posição o 30º Baja Portalegre 500, disputado neste final de semana (28 e 29/10) na região do Alto Alentejo, em Portugal. Os vencedores foram os portugueses Ricardo Porém/Filipe Palmeiro, que dominam esta prova pelo terceiro ano consecutivo. Como participaram apenas da abertura do Campeonato Mundial de Rally Cross Country, na Rússia, e desta nona e última etapa do certame, em Portugal, Varela e Gugelmin encerraram a temporada na 26ª posição.

“Não dá para acompanhar os portugueses aqui, conhecem tudo deste terreno. Foi um rally bem difícil, muito travado, com pedra pra tudo quanto é lado. No primeiro dia tivemos um pneu furado e hoje (sábado), muitas vezes pensamos que íamos parar com pneu furado. De qualquer maneira foi uma bela prova e o carro terminou inteiro”, comentou Varela, que foi campeão mundial em 2001, e em 2012 conquistou outro mundial, desta vez com Gugelmin ao seu lado, quando também venceram esta prova de Portugal.

O Baja Portalegre começou na sexta-feira com realização do Prólogo de 5,62 km nas Coutadas (Portalegre), quando Reinaldo Varela foi o terceiro mais rápido entre os 58 concorrentes com picapes. Em seguida aconteceu em Ponte de Sôr, a Especial 2 com 83,94 km, quando os brasileiros lideraram a primeira parte, para terminaram este primeiro dia na oitava colocação, em virtude de um pneu furado. “Vínhamos liderando com boa vantagem, cerca de seis segundos de vantagem, quando no km 45 furou o pneu traseiro direito, logo antes de uma curva para a esquerda. Ainda demos uma rodada e batemos levemente num barranco. Tivemos que manobrar, trocar o pneu e retomar e por isto perdemos pouco mais de três minutos”, contou o navegador Gustavo Gugelmin.

No sábado a competição ocupou o dia inteiro, com os concorrentes disputando mais duas Especiais cronometradas. A primeira de 171,47 km, em Alter do Chão viu a dupla de São Paulo e Santa Catarina terminar em terceiro. A segunda, na vila do Crato, com mais 211,94 km de trechos cronometrados, apresentou Varela e Gugelmin no quinto posto. Com a somatória de tempos os brasileiros fecharam o Baja Portalegre 500 na quinta posição. Agora Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin vão defender a liderança no Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, que terá continuidade nos dias 5 e 6 de novembro, em São Manuel (SP), com a realização do 10º Rally Rota Sudeste.

Os resultado do Baja Portalegre 500 foi: 1) Ricardo Porém/Filipe Palmeiro (Portugal), 5h38min16s; 2) Xavier Pons (Espanha)/Ruben Garcia (Argentina), a 4min52s; 3) Nuno Matos/Filipe Serra (Portugal), a 5min33s; 4) Alejandro Martins/José Marques (Portugal), a 6min16s; 5) Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin (Brasil), a 8min29s; 6) João Ramos/Vitor Jesus (Portugal), a 8min51s; 7) Boris Gadasin/Dmitry Pavlov (Rússia), a 17min49s; 8) Miguel campos/Mário Castro (Portugal), a 21min31s; 9) Andrey Novikov/Vladimir Novikov, a 23min23s; 10) Sylvio Barros/Rafael Capoani (Brasil), a 24min32s; 17) Marcos Moraes/Fábio Pedroso (Brasil), a 59min59s.

Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin correm na Divino Fogão Rally Team com apoio de Blindarte/Temp Clean/Tecmin/Itamotors/Ibis.

Curta www.facebook.com/DivinoFogaoRallyTeam