Ney Faustini põe à venda Montana para investir em protótipo

Proposta é disputar Open Paulista e Endurance Brasil em 2021 

Ney Faustini, um dos pilotos mais experientes do grid do Campeonato Paulista de Automobilismo, já está trabalhando para a temporada de 2021, quando espera disputar a categoria Open Paulista com um protótipo biposto inspirado nos modelos que fazem sucesso na IMSA, principal segmento de Endurance na América do Norte. O projeto implica em abrir mão da pick-up Montana (foto de abertura: Humberto da Silva) montada sobre chassi da Stock Car e motor Chevrolet e câmbio Eaton de cinco marchas que eventualmente divide com seu filho ou eventuais pilotos convidados.

Projeto do biposto com motor V8 foi iniciado por Urubatan Helou (Arquivo Ney Faustini)

“A ideia para este final de temporada é terminar o ano pilotando o Cobalt Stock nas provas do Paulista e, paralelamente, desenvolver o protótipo para 2021”, explica o piloto, que vai mais além ao compartir dados do seu novo projeto.  “Abrir mão da Montana também vai ajudar a investir ainda mais no carro novo.”

O protótipo é um projeto adquirido de Ubiratan Helou e que atualmente recebe melhoramentos na célula de sobrevivência, incluindo a instalação de um halo (arco de proteção em torno da abertura do habitáculo) e novo sistema de escapamento. O conceito de construção é baseado no modelo Riley & Scott MK III: chassi de estrutura tubular e reforços em fibra de carbono. O cronograma de trabalho do projeto indica os primeiros testes para o final do ano e a estreia nas pistas no primeiro trimestre de 2021. Posto que Faustini comanda a rede de concessionárias Absoluta Chevrolet, não é surpresa que o motor escolhido tenha um bloco V-8 dessa marca, tampouco as condições com a que Montana foi colocada à venda: “R$ 150 mil, e aceito carro de rua como parte do pagamento”, esclarece o piloto e empresário.