Proposta é disputar Open Paulista e Endurance Brasil em 2021
Ney Faustini, um dos pilotos mais experientes do grid do Campeonato Paulista de Automobilismo, já está trabalhando para a temporada de 2021, quando espera disputar a categoria Open Paulista com um protótipo biposto inspirado nos modelos que fazem sucesso na IMSA, principal segmento de Endurance na América do Norte. O projeto implica em abrir mão da pick-up Montana (foto de abertura: Humberto da Silva) montada sobre chassi da Stock Car e motor Chevrolet e câmbio Eaton de cinco marchas que eventualmente divide com seu filho ou eventuais pilotos convidados.
“A ideia para este final de temporada é terminar o ano pilotando o Cobalt Stock nas provas do Paulista e, paralelamente, desenvolver o protótipo para 2021”, explica o piloto, que vai mais além ao compartir dados do seu novo projeto. “Abrir mão da Montana também vai ajudar a investir ainda mais no carro novo.”
O protótipo é um projeto adquirido de Ubiratan Helou e que atualmente recebe melhoramentos na célula de sobrevivência, incluindo a instalação de um halo (arco de proteção em torno da abertura do habitáculo) e novo sistema de escapamento. O conceito de construção é baseado no modelo Riley & Scott MK III: chassi de estrutura tubular e reforços em fibra de carbono. O cronograma de trabalho do projeto indica os primeiros testes para o final do ano e a estreia nas pistas no primeiro trimestre de 2021. Posto que Faustini comanda a rede de concessionárias Absoluta Chevrolet, não é surpresa que o motor escolhido tenha um bloco V-8 dessa marca, tampouco as condições com a que Montana foi colocada à venda: “R$ 150 mil, e aceito carro de rua como parte do pagamento”, esclarece o piloto e empresário.