Kart: Iame sai na frente com válvula de descompressão

DestaquesNotíciasKart: Iame sai na frente com válvula de descompressão
Kart: Iame sai na frente com válvula de descompressão

Kart: Iame sai na frente com válvula de descompressão

Entenda o funcionamento do dispositivo instalado no cabeçote do motor  

Uma novidade técnica para a temporada de 2018 da Copa São Paulo Light, a válvula de descompressão, vai facilitar a vida de pilotos e empurradores e colaborar para o menor desgaste dos chassis equipados com motor Iame 125. Essa é a opinião de Ricardo Bignotto, comissário técnico de kart da CBA e da FASP; segundo ele o  equipamento que estreará oficialmente na abertura da Copa São Paulo Light de Kart 2018 trará benefícios ainda mais amplos para o kartismo: 

“Sem dúvida a principal vantagem da válvula de descompressão é evitar os trancos que o chassis e o para-choques sofrem no procedimento de largada. Com a válvula acionada a partida passa a acontecer com as quatro rodas no chão, facilitando o trabalho dos empurradores e, permite que o piloto possa retornar à prova sem maiores dificuldades no caso de uma rodada no meio do circuito ou em algum ponto longe dos boxes. Em outras palavras, vai aumentar a segurança ao diminuir o número de auxiliares espalhados pelo circuito”.

Bignotto assinalou ainda que esse equipamento não interfere na potência ou no desempenho do motor e tem um funcionamento bastante simples. A válvula de descompressão é um dispositivo que, como o próprio nome diz, diminui sensivelmente a compressão do motor e, assim, permite que o motor possa funcionar sem maiores dificuldades quando o kart é empurrado com as quatro rodas no asfalto. Nesse processo a compressão aumenta gradativamente e ao atingir um determinado valor destrava a válvula, o que faz com que o motor passe a funcionar normalmente, evitando os famosos golpes e contragolpes típicos dessa operação que, em casos extremos, chega a causar acidentes. 

Quando acionado, botão azul aciona a válvula de descompressão (Ricardo Bignotto)

Em um primeiro momento, apenas os motores da marca Iame da categoria 125 cm3, o fabricante subsidiou a compra dos novos cabeçotes absorvendo cerca de 1/3 do preço total: uma peça nova custa em torno de R$ 900,00 e o cabeçote equipado com válvula rotativa é entregue, à base de troca, por R$ 350,00. Segundo Bignotti, até o final do ano todas as marcas deverão adotar o sistema:

“A Iame já tinha esse produto pronto e aceitou fornecer o equipamento nessas condições de preço desde o início da temporada. Os demais fabricantes se comprometeram com a Comissão Nacional de Kart (CNK) a adotar esse dispositivo até o final deste ano”.

Além dessa novidade os motores usados pelos pilotos da categoria Novatos usarão cabeçotes com câmaras de 18 cm3, aumento de 50% no volume anterior. A mudança foca principalmente no aumento da durabilidade do equipamento, pois cria uma equação que ao somar maior volume com menor taxa de compressão implica na diminuição da temperatura de funcionamento do motor e, consequentemente, aumentando sua vida útil.  

A primeira etapa da Copa São Paulo Light de Kart 2018 está confirmada para o Kartódromo Aldeia da Serra, no dia 27 de janeiro e o regulamento completo da competição você encontra neste link

faspnet

 - 

Posts relacionados

CNK divulga regulamentos do Brasileiro e Copa Brasil

Competições acontecem em São Paulo (Granja Viana) e Minas Gerais (Vespasiano) A Comissão Nacional de Kart – CNK, órgão da CBA que rege o kartismo nacional, divulgou nesta sexta-feira (16) os regulamentos do Campeonato Brasileiro e da Copa Brasil de Kart. As duas competições, que levam o status de as mais importantes do kartismo nacional, […]

Veja mais
Collet, o dia de glória chegou

Brasilieiro derrota 15 jovens e ganha bolsa para o campeonato francês de F-4 Os mais veteranos lembram dos pequenos ovais brancos que decoravam o capacete de Jacques Laffite, outros mais novos certamente já ouviram falar do mesmo assunto ao pesquisar a carreira de Alain Prost e Damon Hill. Agora chegou a vez do brasileiro Caio […]

Veja mais

Deixe seus comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com **

2 + 8 =

Onde Estamos