Novos desafios para Doris van Hees no Mitsubishi Cup

A navegadora fará estreia ao lado de Helena Soares neste final de semana em Ribeirão Preto (SP) na disputa da prova de velocidade

São Paulo, SP, 20 de outubro de 2011 – Ao lado da piloto Helena Soares, Doris van Hees se prepara para mais uma competição desta vez, na sétima e última etapa do Mitsubishi Cup, que acontece neste sábado 22 de outubro, na Fazenda Santa Franchesca em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Ao longo dos últimos sete anos, Doris navegou para o marido Willem van Hees em provas do Campeonato Brasileiro e Paulista de Rally Cross-country, Rally dos Sertões, Copa Troller, Piocerá entre outros, e neste final de semana fará três estreias: navegar para uma mulher (Helena), participar de uma prova do Mitsubishi Cup e competir no veículo L200 RS.

A navegadora paraense vem escrevendo seu nome na história do esporte e arrebatando fãs e admiradores, que se espelham em seu exemplo de muita garra e determinação para atingir seu objetivo. “A oportunidade é muito boa, não pelo fato de ser uma mulher, mas também porque é novo para mim, a prova, piloto, percurso e rali de velocidade, pois estou acostumada com o cross-country. Fui surpreendida com o convite e vou fazer o meu melhor para ajudá-la a conquistar um bom resultado”, enfatizou Doris van Hees.

A dupla feminina irá competir pela categoria L200 RS. “Uma categoria bastante forte, com pilotos em decisão de campeonato. Será bem competitivo, nunca naveguei uma L200, estou adorando esse desafio. Quero agradecer ainda, a todos que sempre me deram apoio, a Helena pelo convite, ao meu marido pela oportunidade que sempre me deu em poder aperfeiçoar meus conhecimentos. Só engrandece um navegador que ama fazer o que faz e aprendizado não ocupa espaço”, ressaltou Doris.

Helena Soares explica que a Mitsubishi Cup é uma das provas mais disputadas da categoria. “São três voltas de em média 30 quilômetros que andamos no limite. A diferença entre os tempos são mínimos, o setup do carro e experiência da dupla faz total diferença. Como piloto a bem pouco tempo, e meu carro não tem aquele “ajuste fino” encaro as provas como uma forma de aprendizado, estou ganhando quilometragem, estou deixando para pensar em vitórias na próxima temporada, mas claro que quero fazer o melhor, andar bem, e em Ribeirão Preto vou arriscar andar mais no limite”.

“Fiquei muito feliz em Doris aceitar meu convite, a competência dela é indiscutível e isso me passa muita segurança, e por outro lado, ela aceitar a andar com uma pessoa inexperiente foi bem bacana. Doris é competitiva, eu também sou, mas sou pé no chão, sei das minhas limitações e é cedo para pensar em vencer uma etapa. Tenho um carinho especial pela Doris, uma verdadeira admiração, como pessoa e como navegadora. Doris é uma navegadora experiente, tem inúmeros ralis no currículo, vem se destacando na categoria, estou confiante para a etapa de Ribeirão”.

Na bagagem Helena Soares conta com seis anos de experiência em provas fora de estrada. “Meu primeiro contato com o esporte foi em 2006 e pilotando, fiz uma prova de regularidade e fui picada pelo mosquitinho do rali. Neste mesmo ano fiz o Sertões regularidade (ocasião em que conheci Doris), terminei 2006 como vice-campeã Goiana e 2007 como campeã paulista e em terceiro no Brasileiro de regularidade, então decidi entrar para o Cross Country, em 2007 mesmo no Rally dos Sertões e Mitsubishi Cup”, disse.

E, continuou. “Nos Sertões de 2007 não completamos, tivemos nosso carro incendiado na quinta etapa, ano passado em Mafra subimos ao pódio e tivemos um sexto lugar em outra etapa, mas corríamos com um carro ainda deficiente, tínhamos equipe de apoio própria e sofríamos um pouco com isso, ano passado passamos a contratar apoio, com um pessoal mais experiente e permaneci como navegadora até o ano passado. Depois do Rally dos Sertões decidi inovar e aprender a pilotar. Minha estreia foi no Rally dos amigos em dezembro do ano passado e a segunda no brasileiro em Barretos no início deste ano, e ainda participei da edição 2011 do Sertões”.

Helena declara que quando navegava não tinha noção do quanto é importante ao piloto confiar na navegação. “Hoje, quando estou sentada no lado esquerdo do carro, percebo o quanto a navegação pode me concentrar ou me desconcentrar e quanto a Doris, embora seja nossa primeira vez andando juntas, estou bem tranquila, tenho certeza que faremos uma boa prova. Nessa etapa vou extrair o máximo que posso da experiência dela, minha navegadora de costume é como eu, iniciante na categoria e nossa união foi justamente para aprendermos juntas sem cobranças, ela tem evoluído bastante e tem tudo pra ser top, mas ela não poderá correr esse final de semana e com a Doris terei a oportunidade de andar mais forte e perceber qual o meu limite.”

Esta será a terceira participação de Helena Soares na pilotagem no Mitsubishi Cup. “Não sei precisar quantas participações navegando, a Cup é um pouco diferente das outras provas, exige um pouco menos do físico do que no cross-country, mas é uma prova onde se anda no limite o tempo todo, exige muito do carro, da preparação do mesmo, são bem mais rápidas, bem técnicas, exige bastante da navegação, não dá tempo pra respirar”, finalizou Helena.

A PROVA

O campeonato recebe, desde 1999, a elite do rali cross-country nacional, como também novos pilotos e navegadores que chegam todos os anos para tornar a disputa cada vez mais competitiva. São seis categorias: L200 Triton RS, L200 Triton RS Handcap, L200 RS, Pajero TR4R Light, Pajero TR4ER Light e PajeroTR4 ER.

A largada para a grande final será a partir das 8h30, num circuito de aproximadamente 30 quilômetros, onde serão realizadas três provas de muita velocidade. No percurso, tudo o que os apaixonados pela modalidade mais apreciam: curvas, saltos, trechos inéditos em meio ao um canavial.

PROGRAMAÇÃO – Sétima etapa Mitsubishi Cup 2011:

Data: 21 de Outubro – Sexta-feira (Vistoria e Briefing)
Local: Hotel JP: Rod. Anhanguera km 308, Ribeirão Preto/SP
Vistoria: das 10h00 às 17h00
Briefing: às 19h00

Data: 22 de Outubro – Sábado (Largada)
Local: Fazenda Santa Franchesca: Rod. Via Anhanguera km 286, Cravinhos/ SP
Horários de Largada:
08h30 – 1ª largada
11h00 – 2ª largada
13h30 – 3ª largada

Premiação: a partir das 16h45

Assessoria de Imprensa:
SIG Comunicação
Foto: Dfotos/Sigcom
Texto: Silvana Grezzana Santos
E-mail: sig@sigcomunicacao.com.br
Fone: (11) 5016-6113 / 9972-6966 (Vivo) / 8194-0775 (TIM)
www.sigcomunicacao.com.br