Piloto de Amparo vence na sexta etapa e dispara na liderança
Poucos carros da cena do automobilismo paulista despertam tanta curiosidade e ganharam tantos fãs nesta temporada quanto o Chevrolet Caravan #316 de Betinho Scarasati. Não é só pelo capricho na construção e desenvolvimento da “Velha Dama” ou pela humildade do seu piloto: a dupla que representa Amparo (cidade situada a cerca de 150 km ao norte de São Paulo) já venceu seis das sete provas disputadas este ano. Tamanho sucesso já despertou a atenção de rivais, que contrataram os serviços da Oficina Scarasati na luta para acabar com esse domínio.
Ao contrário da Old Stock, onde são aceitos apenas os modelos cupê, a categoria Opala 250 permite o uso das três carrocerias desse modelo: duas e quatro portas e perua. No Brasil já tivemos a presença de modelos Ford Belina na equipe oficial de rally da Ford nos anos 1970 e nos anos 1990 a Volvo inscreveu o modelo 850 Estate em provas do Campeonato Britânico de Turismo, ambas com relativo sucesso. Mais do que suas possibilidades técnicas, Scarasati escolheu sua Caravan por motivos sentimentais:
“Meu pai tinha uma quando eu era criança e viajamos muito com ela, eu até brigava para ir lá atrás, no famoso “chiqueirinho”. Quando criaram a categoria Opala 250 eu decidi desenvolver meu carro de corrida a partir de um modelo desses, apropriadamente batizada de Velha Dama.”
Ex-colaborador de uma empresa multinacional, Betinho Scarasati disputou provas de arrancada com automóveis que ele preparava nas horas vagas em uma oficina montada em sua própria casa. “Uma reviravolta na família”, como ele mesmo explica, foi o incentivo que faltava para assumir sua paixão por automóveis de forma ampla, total e irrestrita, decisão que tem a ver com a atividade de seu pai, Juan Carlos Pereira, figura de destaque nas temporadas da antiga categoria Turismo 5000 disputada em Interlagos nos anos 1980.
Com isso o desenvolvimento do Chevrolet Caravan #316 foi feito com o apoio da Resilider, Santinili, Primos e Distinne,na Scarasati High Performance, oficina que ele e seu pai mantém na cidade de Amparo. Lá estão sendo preparados também o Chevrolet #331 da dupla Christian e Christiano Júlio e outros em construção:
“O regulamento da Opala 250 foca na economia e isso abriu a possibilidade para que eu e muita gente pudesse participar do Campeonato Paulista. Nossa categoria está crescendo e até o final do ano o nosso grid vai ganhar mais participantes.”