Rally Rota Sudeste: Vencedores do Rally dos Sertões correm em São Manuel (SP)

Rally Rota Sudeste: Vencedores do Rally dos Sertões correm em São Manuel (SP)

Participantes do Campeonato Mundial, Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin voltam a disputar uma prova no Brasil

Vencedores do Rally dos Sertões e terceiro colocados no Campeonato Mundial de Rally Cross Country, a dupla Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin (Divino Fogão / Blindarte / Temp Clean / Tecmin / Ibis / Itamotors) será uma das atrações deste final de semana (07 e 08/11) do 9º Rally Rota Sudeste, que acontecerá em São Manuel, na região centro-oeste de São Paulo. As disputas serão válidas pela 10ª e 11ª etapas do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country (Carros) e 13ª e 14ª etapas do Campeonato Brasileiro de Rally Baja, e devem receber cerca de 100 veículos de competição (motos, quadriciclos, UTVs e carros).

“Depois da vitória no Rally dos Sertões eu fiquei muito comprometido com os meus assuntos profissionais e particulares, o que impediu que eu participasse de algumas provas”, justificou Varela, que tem 111 vitórias em 347 corridas nestes últimos 33 anos . “Por isto estou contente em poder rever os amigos do rally e ao mesmo tempo vamos avaliar o comportamento do meu Mitsubishi Triton com a adaptação de um novo motor”, comenta o piloto que participará na categoria Protótipo T1, com a picape preparada pela Mitsubishi RalliArt Brasil, que vai fazer o apoio mecânico na competição.

“É muito bom correr novamente com o Reinaldo, estamos bem entrosados e eu já estou de sangue quente! Vamos alinhar o carro para testá-lo e fazzer os ajustes finais pra ver se a gente consegue pegar um pódio ou repetir o resultado do Rally dos Sertões”, emenda o navegador catarinense.

Outra forte motivação para o bicampeão mundial (2001 e 2012) de rally cross country é poder competir pela quarta vez ao lado de seus três filhos. Eles estão inscritos na UTV, categoria de esporte motorizado que mais cresce no Brasil, e que utiliza gaiolas fechadas montadas sobre motor de 1000 cc e câmbio CVT.

O primogênito Rodrigo Varela lidera o Brasileiro de Baja da classe Pro; o filho do meio Gabriel Varela, que depois de títulos com Quadriciclo busca a sua primeira vitória no UTV, ocupa o terceiro posto pela classe Super Production; enquanto que o caçula Bruno Varela quer retomar a liderança do Brasileiro na classe Production.

“Vamos correr pela quarta vez juntos, e pela terceira vez com os quatro atrás de um volante. Os meninos são competentes e focados. Cada um sabe o que deve fazer em seu equipamento e durante as provas, mas ao final estamos todos juntos no motor-home para avaliarmos o dia e planejarmos a etapa seguinte”, conta o patriarca da ‘Família da Poeira’.

CAPACETE DE OURO

Mais conhecido no exterior do que no Brasil, como muitos outros esportistas, principalmente por ter sido o único brasileiro a vencer o Campeonato Mundial de Rally Cross Country, em 2001 com o navegador Alberto Fadigatti, e em 2012 com Gustavo Gugelmin, Reinaldo Varela novamente é um dos três finalistas do Capacete de Ouro, a principal premiação do automobilismo nacional. Concorrendo na categoria Off Road, onde hoje ele é a expressão máxima da modalidade no País, ele já tem um Capacete de Ouro que conquistou no ano passado, três Capacetes de Prata e um de Bronze, além de ter sido finalista em diversas edições anteriores quando era entregue troféu apenas para o vencedor.

“Estou muito feliz de estar participando novamente do Capacete de Ouro. Todo o esforço que a gente faz durante a temporada é reconhecido no final do ano por estar concorrendo a este importante prêmio”, comemorou Reinaldo. “Agora quero fechar esta temporada com mais um troféu, para ficar na posição central de minha estante ao lado do outro Capacete de Ouro”, planeja Reinaldo, que iniciou a sua carreira em Rali de Regularidade no início de 1982.

Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin têm o apoio de Divino Fogão / Blindarte / Temp Clean / Tecmin / Ibis / Itamotors