Rodolfo Pousa, o retorno do campeão

Com 32 anos de experiência, oito títulos de campeão e dois vice-campeonatos, Rodolfo Pousa volta às pistas para encarar mais um desafio em sua brilhante carreira como piloto de corridas.

Seu novo desafio será encarar a velocidade no comando de uma Mercedes Modelo C250 CGI na penúltima etapa da Copa Mercedes-Benz Grand Challenge, marcada para agitar o final de semana dos gaúchos no Autódromo do Velopark, localizado na cidade de Nova Santa Rita, região da Grande Porto Alegre.

A prova está marcada para o próximo sábado e domingo, dias 12 e 13, quando Rodolfo Pousa e seu companheiro Raijan Mascarello, disputam as curvas do traçado gaúcho ao lado de grandes figuras do automobilismo brasileiro.

De acordo com o cronograma divulgado pela direção da prova, os treinos livres começam na sexta-feira, dia 11, a partir das 10h, com participação do companheiro de Rodolfo Pousa, Raijan Mascarello.

O segundo treino está marcado para o período das 13h55 às 14h55, com a participação de Rodolfo Pousa no comando da Mercedes-Benz.

Em seguida, a tomada de tempo para a corrida de sábado, que contará com a estreia de Pousa na categoria acontece no período de 16h40 às16h55.

No sábado, dia 12, Warm-up acontece às 9h45 e a largada para a prova do sábado, com a estreia de Rodolfo Pousa, acontece a partir das 14h05. A prova do domingo, dia 13, tem largada marcada para 14h20.

A RedeTV transmite ao vivo a etapa de domingo da Copa Mercedes-Benz, a partir das 14h20. A emissora mostra um compacto com os melhores momentos da corrida do sábado, às 14h, prova esta que conta com a participação de Rodolfo Pousa.

Todos os treinos, tomada de tempo, warm-up e as duas etapas da Copa Mercedes-Benz podem ser acompanhados em tempo real pelo Site: WWW.cronomap.com.br.

Rodolfo Pousa integra a equipe RSports, de propriedade de Leonardo Romera, que aposta todas suas fichas para o sucesso do piracicabano nas duas últimas etapas da temporada 2011 da Copa Mercedes-Benz. “A ideia é continuar com esse trabalho e buscar os apoios necessários para tê-lo conosco em todas as etapas da próxima temporada.” – disse Romera.

Na opinião de Rodolfo Pousa, o automobilismo ainda é um esporte que traz motivação, principalmente quando o desafio é estrear numa nova categoria que tem suas características próprias como tração traseira, câmbio automático e 250 cavalos de potência.

“A expectativa nesta minha reestréia é a melhor possível, porque acredito que tenho experiência suficiente para fazer uma boa prova e quem sabe, terminar entre as primeiras posições.” – disse Pousa.

Pousa disse que um dos objetivos de sua participação nas duas últimas etapas da Copa Mercedes-Benz é dar o retorno esperado para seu patrocinador, a Cofibam Indústria e Comércio de Fios e Cabos, que também foi um de seus principais apoiadores nas temporadas de 2007 a 2009, quando disputava a Copa Renault Clio.

“O Brasil conta com jovens talentos em várias categorias do automobilismo, mas espero ter forças suficientes para correr por mais algum tempo e assim conseguir ser inspiração para as novas gerações de família.” – completa Rodolfo Pousa.

O piloto piracicabano também disputará a última etapa da categoria na temporada 2011, em prova marcada para os dias 16, 17 e 18 de dezembro, no Autódromo Internacional de Interlagos, em São Paulo.

A História de um campeão

A vitoriosa carreira do piloto Rodolfo Pousa começa no ano de 1977, quando o jovem de 19 anos faz sua primeira tentativa no automobilismo ao participar de três edições das famosas corridas de rua; muito comuns no final da década de 70.

Apesar de muita força de vontade para ingressar no mundo da velocidade, o kart de segunda mão não respondia com eficiência e os resultados eram desanimadores.

Após adquirir um kart em melhores condições, Pousa volta às pistas em 1979, quando conquista a 5ª colocação pelo Campeonato Paulista da categoria, numa prova disputada em igualdade com outros 30 kartistas que correram pelas ruas da cidade de Americana, no interior do Estado de São Paulo. O ano promissor ainda lhe renderia a conquista do título de campeão paulista de Kart.

Com a euforia da conquista do título paulista, o piloto piracicabano resolveu disputar a Fórmula VW no ano de 1980. O resultado foi decepcionante, já que em três corridas disputadas, Pousa chegou ao final de apenas uma prova no Circuito de Interlagos.

Com o abandono do Kart e os tropeços na Fórmula VW, o jovem piloto ficou fora do cenário automobilístico nas Temporadas de 1981 e 1982.

Com a febre das corridas de Autocross que invadiram a cidade de Piracicaba no início da década de 80, Rodolfo Pousa retorna às pistas no ano de 1983, tornando-se o vice-campeão regional da categoria em provas realizadas apenas no município de Piracicaba. No ano seguinte, sagrou-se campeão paulista e desta vez, com provas organizadas por todo o Estado de São Paulo.

Nos anos seguintes Rodolfo Pousa foi imbatível pelas pistas de Autocross e conquistou o Bi-campeonato paulista (1985), o Tri-campeonato paulista (1986), o título de Campeão paulistano (1986) e o Campeonato Brasileiro (1986) com o caneco de campeão levantado no Circuito de Piracicaba.

Com os consecutivos títulos alcançados a Temporada de 1987 tornou-se desestimulante, uma vez que já não existiam adversários para o piloto papa-títulos. Mesmo assim, Pousa disputou a categoria Autocross em 1987 e ficou com a 3ª colocação na classificação geral de pilotos.

E sentindo o momento ideal para mudanças, o piloto piracicabano foi disputar o Campeonato Paulista de Marcas e Pilotos para conquistar com um Ford Escort o título como Campeão Paulista da Temporada de 1988.

Na temporada seguinte e agora pilotando um Fiat Uno, Pousa integra uma das melhores equipes da categoria, mas sofre com as mudanças das regras do campeonato que aboliu o uso dos turbos para os motores.

Com a ausência da potência dos turbos, o Fiat Uno não conseguiu agüentar o “pega” das outras marcas e o rendimento nas pistas fez com que o piloto de Piracicaba finalizasse o ano com um modesto 8º lugar na classificação geral de pilotos.

Com a falta de patrocínio e os resultados ruins do ano anterior, Pousa não disputou o campeonato de 1990 e no ano seguinte, finalizou o torneio com um Voyage e a 4ª colocação na temporada.

Com o retorno dos patrocínios e uma equipe bem estruturada, a vitalidade nas pistas voltou a ser uma realidade e Pousa levantou o caneco de Bicampeão Paulista de Marcas e Pilotos, correndo com um Voyage ao lado de seu companheiro de equipe, Luiz Sérgio Rondinoni.

E antes de terminar suas participações pelas curvas da categoria de Marcas e Pilotos, Rodolfo Pousa finalizou o ano de 1993 na 8ª posição do Campeonato Brasileiro de Fórmula Fiat Uno.

Em parceria com o amigo Cláudio Girotto, completou mais uma temporada da Marcas e Pilotos com o 4º lugar na classificação geral de pilotos no ano de 1994.

Com um currículo recheado de títulos e vitórias, o experiente Rodolfo Pousa trocou novamente de categoria e foi disputar o Campeonato Paulista de Fórmula Corsa do ano de 1995, quando registrou novamente seu nome na história do automobilismo brasileiro ao ser o primeiro piloto a vencer uma corrida desta categoria.

No ano de 1996 voltou para o Campeonato de Fórmula Fiat (Graduados), conquistando a posição como vice-campeão brasileiro.

Apesar da experiência de quase duas décadas como piloto profissional, o corredor piracicabano não conseguiu evitar o seu abandono das pistas que perdurou um longo período até o ano de 2004.

A paixão pelo automobilismo e o amor pela velocidade foram os ingredientes principais para que Pousa voltasse a acelerar pela Fórmula DTM Pick-up, quando participou de apenas três provas em todo o campeonato.

Mas a carreira de piloto profissional teve outras boas surpresas para Rodolfo Pousa, que recebeu um convite da Equipe Manelão para sua participação na Temporada 2006 da Copa Renault Clio, onde finalizou o campeonato na 6ª posição na classificação geral de pilotos.

No ano de 2007, agora como piloto da Equipe M2 Competições e novamente com o patrocínio das empresas Cofibam (Carapicuíba) e Bom Peixe (Piracicaba), Pousa cresceu na competição e ocupou a terceira posição na Temporada com 107 pontos.

Na mesma categoria, conquistou ainda quarta colocação (2008) e a vice-liderança na classificação geral de pilotos na temporada de 2009.

Trajetória Profissional:
08 títulos de campeão
02 títulos de vice-campeão

Galeria de Títulos do Piloto:
1979 – Campeão Paulista de Kart – Categoria Novatos
1980 – Participação em provas da Fórmula V (VW)
1983 – Vice-campeão Regional de Autocross
1984 – Campeão Paulista de Autocross e 1º lugar nas ”Duas Horas de Matão” – Autocross
1985 – Bicampeão Paulista de Autocross e 8º lugar no Rally Universitário Hermes Macedo.
1986 – Tricampeão Paulista de Autocross, Campeão Brasileiro e Campeão Paulistano de Autocross.
1987 – 3º colocado no Campeonato Paulista de Autocross
1988 – Campeão Paulista de Marcas e Pilotos.
1989 – 8º lugar no Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos.
1991 – 4º lugar no Campeonato Paulista de Marcas e Pilotos.
1992 – Bicampeão Paulista de Marcas e Pilotos.
1993 – 8º lugar no Campeonato Brasileiro de Fórmula Fiat.
1994 – 4º lugar no Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos.
1995 – 3º lugar no Campeonato Paulista de Fórmula Corsa.
1996 – Vice-campeão Brasileiro de Fórmula Fiat – Graduados.
2004 – Participação na 7ª Etapa da Fórmula DTM Pick-up.
2005 – Participação em algumas etapas da Fórmula DTM Pick-up.
2006 – 6º lugar na Classificação Geral de Pilotos na Copa Renault Clio
2007 – 3º lugar na Classificação Geral de Pilotos na Copa Renault Clio.
2008 – 4º lugar na Classificação Geral de Pilotos na Copa Renault Clio.
2009 – 2º lugar na Classificação Geral de Pilotos na Copa Renault Clio.

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Jornalista Edilson Rodrigues de Morais
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