Seletiva de Kart Petrobras: Schoma, Zanetti e Matheus conquistam as últimas vagas em Teresina

Seletiva de Kart Petrobras: Schoma, Zanetti e Matheus conquistam as últimas vagas em Teresina

18ª edição da Seletiva de Kart Petrobras já tem os seus 12 finalistas. Disputa em Teresina foi marcado por forte calor e a classificação de dois paulistas e um brasiliense
Com temperatura acima de 40º C, a Seletiva de Kart Petrobras conheceu neste sábado e domingo (29 e 30), em Teresina (PI), os últimos três finalistas da 18ª edição do evento, uma das principais iniciativas de apoio ao kartismo nacional. Os paulistas Victor Schoma e Luiz Filipe Matheus e o brasiliense João Victor Zanetti foram os classificados dentro da Copa Norte de Kart.

Os três se juntam agora aos mineiros Gabriel Paturle, Matheus Tonussi e Gustavo Zwetkoff, aos gaúchos Pedro Goulart, Arthur Leist e Bruno Bertoncello, aos paulistas Marcel Coletta e Gabriel Sereia e ao brasiliense Lucas Okada para disputar nos dias 29 e 30 de novembro a grande final da Seletiva de Kart Petrobras, no kartódromo da Granja Viana, em Cotia (SP).

Com 15 anos recém-completados, Schoma foi o primeiro a garantir sua vaga em Teresina. Ele foi o quarto na bateria de sábado, após largar em sétimo, e pelos critérios da Seletiva (ter entre 15 e 18 anos e nunca ter sido campeão do evento) carimbou seu passaporte para a final.

“Larguei da sétima colocação, porque tive alguns problemas na classificação, mas larguei bem e ganhei posições. Os primeiros não estavam na briga pela vaga da Seletiva, então fiz minha corrida focado e cumpri a missão de já garantir a primeira vaga. Estou bem feliz e com uma boa expectativa para a final, porque eu conheço bastante o kartódromo da Granja Viana e espero lutar para estar entre os três melhores”, destacou Schoma, que este ano venceu o Norte-Brasileiro no Pará na categoria Júnior e foi terceiro na Graduados.

A segunda vaga ficou com Zanetti, que largou na pole e venceu a primeira bateria do domingo. “Tentei a vaga este ano na Copa do Brasil e não consegui, então vim pra cá com este objetivo. Estava bem quente, mas como sou de Brasília estou mais acostumado ao calor e não atrapalhou tanto. Gostei da pista e da experiência de ter corrido aqui”, comentou o piloto de 16 anos.

“Comecei a correr aos 8 anos, fui terceiro no Brasileiro de Kart na Mirim na época, fui campeão brasiliense, mas tive de parar por três anos e voltei a competir no ano passado. Fui quinto na Copa do Brasil e no Sul-americano este ano e estou feliz por ter conquistado a vaga para a final da Seletiva. Já estudei como funciona a final e, embora eu não corra na Granja desde a época que era Cadete, vou me preparar para tentar o prêmio, que é uma boa chance para eu buscar a transição para o fórmula”, completou o brasiliense.

Entre os três classificados, Luiz Matheus será o único “veterano”, já que no ano passado ele foi finalista da Seletiva e terminou na nona posição. O piloto de 17 anos, natural de Monte Mor, no interior de São Paulo, comentou sobre o forte calor na disputa. Ele conquistou a vaga pelo número de pontos somados nas baterias.

“Com o calor, estava bem difícil para andar e acertar o equipamento. A disputa entre os três pilotos que ficaram com as vagas foi muito grande, andamos bem próximos. É a primeira vez que corri aqui e vim especialmente para tentar a vaga. Com certeza, já ter disputado a final no ano passado é uma vantagem, tira aquela pressão de ser a primeira vez e também já sei como funciona, o que é preciso fazer para evoluir bem na disputa”, afirmou.

Binho Carcasci, idealizar e organizador da Seletiva de Kart Petrobras nestas 18 edições do evento, ressaltou a satisfação de poder realizar o evento numa nova pista. Teresina foi a 34ª cidade a receber a Seletiva desde o início das disputas em 1999.

“Estou muito feliz por estar em um lugar novo e orgulhoso de saber que a Seletiva de Kart Petrobras contribui para o crescimento do kartismo regional e isso ficou claro aqui em Teresina. Agora já temos os nossos 12 finalistas e tenho certeza de que será mais uma final emocionante e especial”, finalizou Carcasci.

Os finalistas concorrerão a maior premiação da modalidade no país. Além do prêmio de 70 mil reais para o campeão e 6 mil para o vice-campeão, três vencedores participarão de um programa de orientação que inclui um teste com simulador de F-1 na Europa, um teste com uma equipe do automobilismo de base europeu, com a orientação de um coaching, acompanhamento físico e psicológico, experiência com carros de turismo no Brasil, palestra sobre marketing e media training.

Os resultados em Teresina da categoria Sprinter (Top-10):

1ª Bateria
1. #13 Luiz Keiji, 13 voltas
2. #92 Roberto Filho
3. #450 Marcos Regatas
4. #107 Victor Schoma
5. #47 Bruno Martins
6. #69 Gilberto Martins
7. #447 João Victor Zanetti
8. #7 Luiz Filipe Matheus
9. #98 João Victor
10. #18 Filipe Marinho

2ª Bateria
1. #447 João Victor Zanetti, 14 voltas
2. #69 Gilberto Martins
3. #47 Bruno Martins
4. #13 Luiz Keiji
5. #6 Flavio Carminat
6. #18 Filipe Marinho
7. #98 João Victor
8. #4 Marcelo Mota
9. #11 Francisco Carlos
10. #5 Sipauba

Os pilotos classificados:
Gabriel Paturle (MG), 16 anos
Matheus Tonussi (MG), 15 anos
Gustavo Zwetkoff (MG), 16 anos
Pedro Goulart (RS), 16 anos
Marcel Coletta (SP), 14 anos
Arthur Leist (RS), 15 anos
Gabriel Sereia (SP), 17 anos *
Bruno Bertoncello (RS), 18 anos *
Lucas Okada (DF), 16 anos
Victor Schoma (SP), 15 anos
João Victor Zanetti (DF), 16 anos
Luiz Filipe Matheus (SP), 17 anos *

* Já foram finalistas da Seletiva em outras edições. Os demais são estreantes

Seletiva de Kart Petrobras – Criada em 1999, com o patrocínio da Petrobras, a Seletiva tem, em média, aproximadamente 110 pilotos tentando a vaga na final. Em 17 anos, mais de 200 já estiveram na briga pelo título.

Considerada uma referência entre os kartistas do Brasil, a Seletiva de Kart Petrobras é reconhecida (desde 2001) como evento oficial da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Comissão Nacional de Kart (CNK).

Além da maior premiação em dinheiro do kartismo nacional, a Seletiva de Kart Petrobras contempla três competidores com a participação em um programa de orientação de pilotos, que inclui um teste com simulador de F-1 na Europa, um teste com uma equipe do automobilismo de base europeu, com a orientação de um coaching, acompanhamento físico e psicológico, experiência com carros de turismo no Brasil, palestra sobre marketing e media training. A premiação total – somando todas as ações – chega a aproximadamente 300 mil reais. O campeão recebe 70 mil reais em dinheiro e o vice-campeão 6 mil.

Os finalistas disputam o título com chassis fornecidos pela fabricante Bravar.

Mais informações: www.seletivadekartpetrobras.com.br

Informações para a imprensa:
FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula
Tel. 11 4116.5509
fernanda@fgcom.com.br /beatriz@fgcom.com.br
www.fgcom.com.br