Stock Car: Velopark marca “estreia” de Pizzonia e Campos

Stock Car: Velopark marca “estreia” de Pizzonia e Campos

SÃO PAULO – O calendário lembra que a temporada foi aberta dia 2 em Goiânia, mas na prática o campeonato começará para valer para a Equipe Prati-Donaduzzi neste final de semana no Velopark, circuito gaúcho que recebe a segunda etapa de 2017. Na capital de Goiás, o amazonense Antonio Pizzonia e o paranaense Júlio Campos foram envolvidos em acidente logo na primeira volta que roubou qualquer chance de desfecho expressivo no domingo depois dos animadores treinos livres e classificatórios – Campos largou em 8º e Pizzonia em 11º na corrida 1.

O recomeço não poderia vir em pista mais apropriada. Não apenas a equipe comandada pelo diretor-técnico Rodolpho Mattheis tem uma história salpicada de ótimos resultados no diminuto traçado de 2,2 km como Campos se tornou em 2015 o primeiro piloto a subir ao pódio nas duas provas desde que o atual sistema de rodadas duplas foi implantado. “Nossos carros têm um excelente retrospecto no Velopark. No ano passado fizemos um oitavo e um terceiro na primeira bateria e em 2015 largamos e terminamos em segundo. Além disso, nossa equipe irmã, a A. Mattheis, fez dobradinha no qualifying e na corrida 1 em 2016”, explicou Rodolpho.

As batidas em Goiânia não somente frustraram as expectativas da equipe como obrigaram engenheiros e mecânicos a realizar um minucioso trabalho de revisão na oficina em Petrópolis para devolver aos carros as suas melhores condições. A Prati-Donaduzzi deu um show de rapidez e eficiência para recolocar Pizzonia e Campos na pista em Goiânia, mas nem todos os danos puderam ser identificados nos boxes. “Descobrimos que a barra traseira da suspensão do Júlio estava bem danificada, além dos triângulos esquerdos. Na frente também havia um triângulo dianteiro e a barra de convergência bastante afetada, o que deixou o volante torto na corrida 2. O carro do Pizzonia também estava com um triângulo traseiro empenado que não foi trocado para a segunda corrida. E os freios foram comprometidos porque um triângulo traseiro rasgou a mangueira e prejudicou a refrigeração. O Julio também estava sem velocidade na segunda prova por causa dos danos na bronzina que causaram a perda da pressão de óleo, o que só foi verificado na revisão do motor. Como ele foi trocado, está tudo bem”, assegurou o chefe da equipe.

Nesta quinta-feira, as equipes deverão chegar ao município de Nova Santa Rita, distante 25 quilômetros de Porto Alegre, para a instalação da estrutura e ajustes finais nos carros. As atividades de pista começam na sexta-feira, com a seguinte programação:

Sexta-feira
12h30-13h30 – 1º treino livre – Grupo 1
13h40-14h40 – Primeiro treino livre – Grupo 2

Sábado
09h00-09h40 – 2º treino livre – Grupo 1
09h45-10h25 – 2º treino livre – Grupo 2
13h00-14h00 – Treino classificatório (Q1, Q2 e Q3)

Domingo
13h00-13h45 – Corrida 1
14h10-14h55 – Corrida 2

Márcio Fonseca (MTb 14.457)
Tel. (11) 99434-2082