O piloto mineiro Luis Carlos Nacif terá no próximo fim de semana, entre os dias 9 e 11 de março, mais um desafio em seus mais de vinte anos de off-road: o 6º Rali de Barretos. Será a primeira prova da temporada 2012 para o competidor que, no ano passado, esteve no interior paulista para disputar uma das etapas mais difíceis do Campeonato Brasileiro de Rali Cross Country.
Em 2011, Nacif esteve em Barretos com o navegador Humberto Ribeiro, conhecido como Piauí, ambos a bordo do Protom, um carro desenvolvido pela ProMacchina. O piloto mineiro estreou o carro alguns meses antes, no Sertões de 2010, mas abandonou a prova devido a imprevistos mecânicos. A equipe do preparador Maurício neves modificou a caminhonete completamente, fazendo com que Nacif e Piauí fossem a terceira melhor dupla da categoria Pró Etanol em Barretos na temporada passada.
Mas o rali não é só disputa para o piloto. Luis Carlos Nacif vai contar a cada publicação o lado b do rali. As pessoas novas que conhece, as cidades por onde passa, os eventos e as novas experiências de vida. Sobre a última prova em Barretos, Nacif passou uns sustos com o carro que havia sido reformulado:
“Em 2011 vivi algumas experiências interessantes. No primeiro dia choveu muito durante a prova. Estava estreando um carro novo e não consegui acelerar. O piso estava escorregando muito e fiquei mais preocupado em não bater, não sair da pista, para poder terminar a prova. Se ficasse no meio do caminho seria pior. Achei que eu estava muito lento. Tive que administrar a ansiedade de querer acelerar, com o objetivo de querer terminar. Nas condições de pista eu não conseguia acelerar mais do que já estava fazendo. Pensei que ia ficar entre os últimos na classificação do dia, mas depois percebi que todos tiveram as mesmas dificuldades e andaram lentos. Fiquei entre os 10 primeiros da classificação geral.
No meio da prova cheguei atrás de um competidor que, quando me viu, começou a acelerar mais. Aí foi seu erro. Eu vi em câmara lenta ele rodar na minha frente e ‘plantar’ num barranco! Foi o sinal que eu precisava para segurar a onda. Incrível que naquele segundo que eu o observei dei uma desconcentrada e quase subi numa árvore. O susto me despertou e eu terminei bem a prova”.
A máquina de Luis Carlos Nacif tem motor Mitsubishi 3.5l, com 245 cv de potência, 38mkgf de torque, câmbio manual de cinco marchas e pode chegar a 180km/h. Em Barretos, o piloto e o navegador Piauí enfrentarão dois dias de prova, total de 300 quilômetros de trechos cronometrados.
Acompanhe durante esta semana o Diário de Bordo da Equipe Microcity de Rally.
Por: Caroline de Paula / AcelerAção Assessoria de Imprensa
Fotos: Alex Rayol e Marcelo Maragni