Varela e Gugelmin confiantes para terceira etapa do Mundial de Cross Country

Brasileiros já estão em Doha para participar da solenidade de abertura do evento
São Paulo, 16 de abril de 2012 – O paulista Reinaldo Varela e o catarinense Gustavo Gugelmin já chegaram a Doha para a disputa do Sealine Cross Country Rally, terceira etapa da Copa do Mundo FIA da modalidade. A dupla do Divino Fogão Rally Team está confiante em repetir o bom resultado obtido há duas semanas em Abu Dhabi, quando terminou o Desert Challenge em sétimo lugar na geral e segundo na categoria T2. Após contratarem o equipamento e o serviço de apoio da equipe QTR os brasileiros têm boas chances de melhorar o oitavo lugar atualmente ocupado na classificação do certame mundial ao final da rodada de provas no Oriente Médio. Ainda sem o Mitsubishi Pajero oficial da equipe, a dupla conseguiu alugar um veículo melhor preparado e bem mais novo que o modelo usado em Abu Dhabi: será a terceira prova do carro preparado para um piloto de Dubai que abriu mão de participar na prova do Qatar para ceder sua estrutura e logística de apoio a Varela e Gugelmin.

O roteiro e o formato das quatro provas especiais que acontecem entre quarta-feira e sábado no Qatar é uma das principais diferenças em relação ao padrão dos rallies nacionais. Enquanto no Brasil não é raro que os competidores percorram quilometragem maior nos deslocamentos do que nas provas especiais, o trajeto da prova catariana terá nada menos que 92% de percurso cronometrado, ou seja, 1.227,64 km dos 1.323,23 km do percurso oficial. Para criar ainda mais diferença com o padrão nacional de rallies cross country, cerca de 80% das provas especiais serão disputadas em piso marcado por rochas, como explica Varela:

“Se em Abu Dhabi a prova foi marcada por dunas, aqui enfrentaremos um tipo de piso que é famoso pela forma como castiga os pneus dos carros: há muitas rochas pontiagudas e não é raro ter dois pneus do mesmo lado do carro cortados pela mesma pedra.”

Para amenizar esses problemas os brasileiros conseguiram um jogo extra de pneus reforçados, equipamento desenvolvido para esse tipo de piso. Para Gustavo Gugelmin isso vai dar uma dose extra de tranquilidade à dupla:

“Como o Varela comentou, o piso do percurso escolhido pelos organizadores é dos mais exigentes para os pneus. Esse jogo extra que conseguimos nos últimos dias poderá ser a diferença entre terminar a especial e terminar a especial entre os primeiros colocados.”

A prova catariana é usada para promover um luxuoso condomínio à beira-mar, daí o nome “Sealine”. O centro administrativo da prova funciona no circuito de Losail e as quatro provas especiais tem início marcado para as 7 horas locais, meia noite de Brasília. O prólogo – prova contra-relógio que definirá a ordem de largada dos 42 carros inscritos -, acontece amanhã (terça, 17) às 13h40 no traçado de 4,2 km em torno do condomínio.

O Divino Fogão Rally Team é patrocinado pela Mitsubishi e Blindarte (blindagem de veículos com qualidade, responsabilidade e arte), e tem apoio da Itamotors (revenda Mitsubishi em Alphaville São Paulo) e Temp Clean (soluções para higienização profissional).

Divino Fogão (www.divinofogao.com.br) é uma rede de restaurantes que oferece a comida típica da fazenda em mais de 100 endereços em 23 estados brasileiros.

Mais informações
Beepress (11) 8326 6630