Vídeo e Clipe – Final da Seletiva de Kart Petrobras

Vídeo e Clipe – Final da Seletiva de Kart Petrobras

Pietro Rimbano é campeão da 16ª edição da Seletiva de Kart Petrobras após uma disputa ponto a ponto com o vice-campeão Vinicius Papareli em Guaratinguetá (SP)

O paulista Pietro Rimbano, de 16 anos, é o novo campeão da Seletiva de Kart Petrobras. Após dois dias de disputas, no traçado de 1.080 metros do kartódromo internacional de Guaratinguetá, no interior de São Paulo, o piloto venceu na semana passada (dia 29 de outubro) a competição, ao somar mais pontos entre os 12 participantes. Foram 45 pontos, contra 40 do vice-campeão Vinicius Papareli, que disputou o título ponto a ponto com o rival.

Rimbano faturou o prêmio de 60 mil reais, o maior do kartismo nacional – e ao lado de Papareli, do terceiro colocado – o gaúcho Matheus Leist – e do quarto colocado – o paulista Mauro Auricchio – participará do programa de orientação de pilotos, a grande novidade da Seletiva neste ano, em que completa 16 edições com o apoio da Petrobras e Petrobras Distribuidora. Auricchio também conquistou o Troféu Lubrax e o prêmio de 5 mil reais, por ter sido o melhor estreante na final.

Com o programa, os quatro participarão de uma série de atividades, visando uma melhor formação, com teste na Europa com a equipe finlandesa Koiranen GP, campeã de 2014 na Fórmula Renault Alps e Fórmula Renault Europeia, experiência em um simulador de F-1 também na Europa, participação no Mitsubishi Driving Experience com Ingo Hoffman no Brasil, preparação física e mental com Nuno Cobra Jr, entre outros.

A disputa começou na terça-feira (dia 28) com três tomadas de tempo, cada uma com um formato diferente. Os karts foram montados e fornecidos pela organização com os mesmos motores e chassis modelo New R, fornecidos pela fabricante brasileira Birel Sudam, para manter a melhor equalização possível na disputa.

Na primeira tomada, os pilotos deram cinco voltas e, para a pontuação, valeu a melhor delas. Na segunda, os kartistas tinham direito a uma única volta, para virar o melhor tempo. E, na terceira tomada, eles percorreram seis voltas e valeu a soma total. Nesta primeira fase, o melhor colocado foi o paulista Vinícius Papareli, com 16 pontos no total, seguido por Pietro Rimbano, com 15.

Na sequência, os pilotos disputaram a primeira eliminatória, divididos em três grupos de quatro. Foram 14 voltas disputadas. Papareli, Rimbano e Mauro Auricchio foram os vencedores e na frente na disputa, com 21, 20 e 17 pontos, respectivamente.

Na quarta-feira a disputa teve seu reinício com a primeira repescagem, entre Matheus Iorio, Bruno Bertoncello e Joaquim Junqueira, que foram os últimos colocados na primeira bateria eliminatória, realizada na terça. Bertoncello venceu e seguiu na disputa e os outros dois kartistas foram eliminados.

Em seguida, teve início a segunda eliminatória, com os 10 pilotos divididos em dois grupos. Foram 18 voltas de muita emoção. No primeiro grupo a ir pra pista, Rimbano venceu, com Leist em segundo. Vitor Baptista (terceiro), Yurik Carvalho (quarto) e Victor Matzenbacker (quinto) foram para a segunda repescagem.

No outro grupo, Renato Júnior surpreendeu e venceu, com Zaiya Fontana em segundo e Papareli em terceiro. Como tinha a melhor pontuação, entre os pilotos que iriam para a repescagem, Papareli seguiu na disputa. Mauro Auricchio e Bruno Bertoncello participaram da repescagem.

A última vaga para as duas finais ficou com o piloto da “casa” Mauro Auricchio, vencedor da repescagem.

As duas finais tiveram 16 voltas com os seis pilotos classificados: Rimbano na pole na primeira bateria, seguido por Papareli, Auricchio, Renato, Leist e Fontana. Na primeira delas, vitória de Papareli, com Rimbano em segundo. O resultado levou os dois para a prova decisiva empatados na primeira colocação geral (34 pontos). O grid foi definido pela ordem de chegada e Papareli levou a melhor, saindo na pole. Mas Rimbano logo assumiu a ponta e venceu, faturando o prêmio da Seletiva de Kart Petrobras 2014.

Para as TVs interessadas nas imagens, os links para download dos vídeos são:

MOV: http://we.tl/QcnyVBrXsO

Full HD MP4: http://we.tl/sbWvZE5PO6

Para os sites, segue clipe no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=wDTbcxKR0a4

Confira o resultado final da 16ª edição da Seletiva de Kart Petrobras:
1 #5 Pietro Rimbano (SP) 45 pontos
2 #2 Vinicius Papareli (SP) 40
3 #4 Matheus Leist (RS) 30
4 #11 Mauro Auricchio (SP) 28
5 #3 Zaiya Fontana (RJ) 25
6 #7 Renato Jr. (RJ) 20
7 #9 Yurik Carvalho (SP) 17
8 #12 Vitor Baptista (SP) 16
9 #10 Bruno Bertoncello (RS) 13
10 #8 Matheus Iorio (SP) 12
11 #1 Kim Junqueira (GO) 10
12 #6 Victor Matzenbacker (RS) 10

Resultados completos de todo o evento:
www.caradec.com.br

Veja todos os campeões da Seletiva de Kart Petrobras:
1999 – Danilo Dirani (SP)
2000 – Júlio Campos (PR)
2001 – Sérgio Jimenez (SP)
2002 – Rafael Daniel (SP)
2003 – Rafael Daniel (SP)
2004 – Rafael Daniel (SP)
2005 – Guilherme de Conto (PR) – Graduados A e Gabriel Dias (PR) – Graduados B
2006 – Guilherme de Conto (PR) – Graduados A e Felipe Guimarães (DF) – Graduados B
2007 – Rafael Suzuki (SP)
2008 – Leonardo Cordeiro (SP)
2009 – Jonathan Louis (PR)
2010 – Felipe Fraga (TO)
2011 – Felipe Guimarães (DF)
2012 – João Vieira (TO)
2013 – Olin Galli (RJ)
2014 – Pietro Rimbano (SP)

Seletiva de Kart Petrobras – Criada em 1999, com o patrocínio da Petrobras e Petrobras Distribuidora, a Seletiva foi composta por quatro etapas classificatórias em 2014, realizadas dentro dos principais campeonatos regionais do país. Doze pilotos foram selecionados para a grande final, onde competiram em condições de igualdade. Participam do torneio kartistas entre 15 e 18 anos. Desde 2012, ex-campeões não podem defender seus títulos. Em média, aproximadamente 110 pilotos tentam a vaga na final da Seletiva por ano e, em 15 anos, mais de 150 já estiveram disputando a final.

Considerada uma referência entre os kartistas do Brasil, a Seletiva de Kart Petrobras é reconhecida (desde 2001) como evento oficial da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Comissão Nacional de Kart (CNK).

Além da maior premiação em dinheiro do kartismo nacional, a Seletiva de Kart Petrobras este ano contemplou os quatro primeiros colocados na final com a participação em um programa de orientação de pilotos, que incluirá um teste com simulador de F-1 na Europa, um teste com uma equipe do automobilismo de base europeu, com a orientação de um coach, acompanhamento físico e psicológico, participação no Mitsubishi Driving Experience, palestra sobre marketing e media training. A premiação total – somando todas as ações – chegará a 250 mil reais. O campeão recebeu 60 mil reais em dinheiro.

Os finalistas disputaram o título com chassis modelo New R, fornecidos pela fabricante brasileira Birel Sudam.

Mais informações: www.seletivadekartpetrobras.com.br

Informações para a imprensa:
FGCom
Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula / Caio Scafuro / Guilherme Silva
Tel. (11) 3473.4841/4845
fernanda@fgcom.com.br /beatriz@fgcom.com.br / caio@fgcom.com.br / guilherme@fgcom.com.br